(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Estudo indica que consumir abacate ajuda a reduzir o colesterol

Que comer abacate faz bem, todo mundo sabe. Mas uma pesquisa recente demonstrou que este fruto pode trazer muito mais benefícios para a saúde do que se imagina!

De acordo com um estudo publicado no Journal of Nutrition, consumir um abacate por dia pode ajudar a reduzir os níveis de LDL, conhecido como “colesterol ruim”, e LDL oxidada em adultos com sobrepeso ou obesidade. Quando o LDL se oxida, inicia-se uma reação em cadeia, podendo promover a aterosclerose, que é a formação de placas de gordura nas artérias.

A pesquisa revelou que as pessoas que incluíram um abacate por dia na dieta, tiveram menos partículas densas de LDL do que antes da dieta.

Os pesquisadores estudaram um grupo de 45 adultos acima do peso, que receberam três dietas diferentes: uma com baixo teor de gordura, uma moderada em gordura (sem abacate) e uma dieta moderada, incluindo um abacate. A dieta de gordura moderada sem abacate foi suplementada com gorduras extra saudáveis, com o objetivo de combinar a quantidade de ácidos graxos monoinsaturados que seriam obtidos dos abacates.

Apesar de terem ingerido o mesmo teor de gordura, os participantes que consumiram um abacate por dia apresentaram níveis significativamente mais baixos de LDL oxidado após cinco semanas. Isso levou os cientistas a concluírem que somente a gordura boa não é suficiente para reduzir o LDL, mas que os abacates são importantes neste processo. Além disso, o grupo que consumiu os abacates apresentou níveis mais altos de um antioxidante chamado luteína, uma vitamina excelente para a saúde dos olhos.

Um estudo realizado pelo laboratório da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, observou ainda que o abacate pode combater inflamações.

Que tal consumir um abacate por dia?

O abacate é uma fruta com grande versatilidade e pode ser consumida tanto de forma salgada como doce. Quem não gosta muito dessa fruta, pode tentar inseri-la aos poucos na dieta, incluindo em smoothies ou sobremesas com outros ingredientes que ajudem a disfarçar o sabor e a textura. Sugerimos a seguir duas receitas que, além de deliciosas, vão te ajudar a cumprir a meta de incluir um abacate por dia na sua alimentação.

Salada de Abacate

Uma receita simples e bem rápida, perfeita para quem tem o dia corrido.

Corte um abacate em cubos, regue com azeite de oliva, sal, suco de limão e adicione um pouco de palmito e temperos como coentro, hortelã e manjericão, e também uma cebola cortadas em fatias finas.

Abacate com ovos mexidos

Outra receita fácil e deliciosa! Em uma tigela, amasse 1/2 abacate maduro e acrescente algumas gotas de limão. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Reserve. Em outra tigela misture dois ovos com três colheres (sopa) de creme de leite fresco e tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Em uma frigideira, derreta 1 colher (sopa) de manteiga e despeje os ovos batidos. Mexa rapidamente os ovos na frigideira, de maneira que ele cozinhe, procurando manter a cremosidade.

A montagem é bem simples: passe um pouco do abacate em uma torrada (ou fatia de pão de forma tostado) e coloque um pouco do ovo mexido por cima. Decore com tomate cereja, orégano e sirva.

Categorias