(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Escova ou pente: qual o melhor para o seu cabelo?

Cuidar da beleza normalmente envolve vários produtos e muito tempo, principalmente quando se trata do cabelo! Mas há uma “ferramenta” básica que todos precisamos: um pente? ou seria melhor uma escova?

Essa dúvida ainda pipoca nas mentes de milhares de pessoas todos os dias. Cada um conhece bem sua própria cabeleira e sabe como ela fica depois de usar um ou outro, mas às vezes os resultados parecem mais variáveis. Afinal, o que faz com que um pente sirva para um tipo de cabelo, mas não para outro? E como descobrir o melhor no seu caso?

Escolha bem!

Não tem uma fórmula secreta que garante que a escova é melhor do que o pente ou vice-versa. Os dois têm suas qualidades específicas, e servem para fios específicos também. Enquanto você não souber qual é o melhor para você, não adianta se livrar de um deles. E também nada de recomendar para as amigas que façam isso sem que elas conheçam, primeiro, o tipo de cabelo delas!

Dito isso, vamos entender como os dois acessórios funcionam. A escova, além de servir para modelar os fios, também tem uma função de limpeza. Ela traz a oleosidade e até os nutrientes da base para as pontas dos cabelos. Já o pente tem como função principal desembaraçar, e dificilmente possui a capacidade de modelagem.

Confira se seu cabelo é ou está:

– Grosso ou fino

Analise a grossura dos fios antes de ir até a lojinha comprar seus acessórios capilares. Os mais grossos costumam se dar melhor com escovas de cerdas afastadas e de maior diâmetro. Já os finos requerem cerdas aproximadas, para evitar aquele efeito arrepiado.

– Liso, ondulado, cacheado ou crespo

Os lisos podem apostar nos pentes, desde que com dentes aproximados, devido ao que já mencionamos sobre a grossura dos fios. Usar escovas neles não é proibido, mas as melhores são aquelas em estilo raquete, e com cerdas de plástico ou de náilon. Já os ondulados pedem por dentes ou cerdas um pouco mais afastadas, mas não tanto. Se o cabelo for cacheado ou crespo, tente evitar as escovas, e invista em pentes com dentes afastados realmente.

– Molhado ou seco

Se for usar pente, procure fazer isso apenas após as lavagens, quando o cabelo estiver molhado. As escovas são mais amigáveis aos fios secos. Só tome cuidado no caso dos cachos: seja com pente ou escova, ele só deve ser penteado/escovado quando estiver molhado. De outra forma, o ideal é mesmo arrumá-lo com os dedos.

Além de prestar atenção na proximidade das cerdas ou dos dentes, nunca esqueça de verificar também o material. Os produtos feitos com náilon ou plástico são os mais comuns e indicados, mas existem algumas opções antifrizz e até térmicas. Veja também se a escova ou pente é reta (melhor para desembaraçar) ou redonda (melhor para modelar), e se é grande ou pequena. Pode parecer óbvio, mas é realmente preferível um acessório grande para um cabelo longo, e pequeno para um cabelo curto.

Categorias