Erros comuns ao pintar o cabelo em casa

Sabemos como é tentador imaginar no seu cabelo aquela cor maravilhosa da modelo da caixa de tintura. Mas antes de fazer qualquer compra por impulso, há algumas coisas que você deve saber.

A primeira delas é exatamente essa: a cor que você vê na embalagem nem sempre é a que ficará no seu cabelo e esse é um dos primeiros erros que alguém pode cometer ao colorir o cabelo em casa. Veja aqui alguns erros bem comuns (e quem nunca cometeu um deles que atire a primeira pedra!):

Não gerenciar as expectativas

Você é daquelas que baseia a escolha de cor nas amostras de cabelo presas às prateleiras das perfumarias? Então você deve saber que elas mostram a aparência da tinta quando aplicada em cabelos brancos. Outra coisa é pé no chão: é melhor não querer um loiro a la Miley Cyrus se o seu cabelo é tão escuro quanto o de Selena Gomez. Isso daria um trabalhão até para os profissionais mais experientes. Ou seja, se você não tem esse conhecimento é bem provável que não dê certo.

Não aplicar corretamente

Quando as pessoas tentam pintar o cabelo em casa, tendem a ir direto para a parte da frente do rosto, que é o local mais fácil de manusear. O problema é que os fios da raiz são processados de maneira diferente do resto do cabelo e aí pode ficar manchado.

Não considerar a textura do cabelo

Se você aplicar a mesma tinta em pessoas com exatamente a mesma cor de cabelo, o resultado não será exatamente o mesmo em cada uma delas. Isso porque os cabelos têm diferentes espessuras e texturas. Em termos um pouco mais técnicos, o número de camadas de cutículas varia em diferentes tipos de cabelo.

Texturas asiáticas tendem a ter cerca de 16 a 18 camadas, enquanto o cabelo europeu ou misto pode ter entre 10 e 16. Os cacheados ou de textura afro tendem a ter entre 8 e 12 camadas de cutícula. Quanto menos camadas de cutículas, mais rápido a tinta ou o descolorante penetrará no núcleo do cabelo.

Qualidade da tinta

A qualidade do produto é mais do que fundamental para o resultado que você pretende e aqui você pode contar com a Keune, que é uma marca reconhecida no mundo todo! A Tinta Color é a linha profissional de coloração permanente da Keune que vale a pena conhecer. Com alta fidelidade de cor, é ideal para criar visuais incríveis no tom que você deseja. Prefere tonalizar? A linha de tonalizantes Semi Color tem fórmula livre de amônia e uma tecnologia que garante brilho extra aos fios, alta durabilidade da cor e coloração tom sobre tom. São mais de 50 cores que se encaixam em todos os gostos e estilos.

Não acertar o tempo

Se você tirar a tinta antes da hora, a cor não será processada perfeitamente. Por outro lado, deixar por muito tempo pode resultar em cabelos secos e quebradiços.

Tentando branquear…

Descolorir o cabelo é o processo químico mais intenso que você pode fazer – inclusive no salão e se o cabeleireiro não tiver experiência, pode ser perigoso.

Muita coisa pode dar errado ao tentar descolorir em casa. Você pode deixar seu cabelo laranja, ele pode cair e até se desfazer, principalmente se estiver tentando ir do escuro para o muito claro. Definitivamente, é melhor deixar para os profissionais.

Ou escurecer…

O cabelo clareado é mais poroso. Isso significa que ele não responderá necessariamente às tinturas da mesma forma que o cabelo virgem faria. A melhor recomendação para quem está tentando escurecer um cabelo claro é deixá-lo nas mãos de um profissional.

A principal dica você já sabe

Em caso de dúvida, é sempre melhor consultar um profissional que tenha conhecimento e experiência. Claro, um grande atrativo das tinturas caseiras é o preço, que é muito menor do que ir a um salão de beleza. Mas se você acabar bagunçando tudo, pode acabar tendo que gastar ainda mais do que gastaria inicialmente se tivesse ido a um salão de beleza. Na dúvida, não arrisque.

Fontes: HUFFPOST | DERMACLUB | Keune

Categorias