Entenda os benefícios do carvão ativado

O ingrediente promove uma limpeza profunda sem causar agressões

O carvão ativado vem se tornando um ingrediente bastante popular nas rotinas de beleza e de saúde. É possível encontrá-lo hoje em dia em cremes dentais, shampoos e máscaras faciais – além disso, ele até pode ser usado para tratar dores de estômago, segundo uma publicação do National Institutes of Health (NIH).

No entanto, vale o alerta: antes de experimentar inserir uma máscara facial de carvão na sua rotina de beleza, consulte o seu médico ou dermatologista. Se você está planejando fazer sua própria máscara, certifique-se de que está usando um carvão ativado de alta qualidade, recomendado por seu médico ou de uma marca cientificamente testada e confiável.



O que é o carvão ativado?

Aquele carvão usado na churrasqueira é bem diferente do carvão ativado. Apesar de apresentarem as mesmas características, o carvão ativado passa por um processo de temperaturas muito elevadas, que resulta em um carvão mais poroso do que o carvão usado no churrasco. A textura porosa do carvão tem carga elétrica negativa, o que faz com que atraia moléculas com carga positiva, como toxinas e gases para o interior dos seus poros, apresentando portanto um excelente poder de clarificação e purificação de líquidos ou gases.

Embora seja muito usado como máscara facial vale ressaltar que ainda não foram feitas muitas pesquisas a respeito do uso do carvão ativado na pele, portanto, mesmo que uma máscara facial de carvão seja provavelmente segura, o ideal é usá-la com cautela. Uma dica é escolher uma marca confiável e verificar o rótulo do ingrediente para saber a procedência do produto. Também é possível fazer a sua própria máscara seguindo alguns passos simples.

Para isso, você vai precisar de:

1 colher de sopa de carvão ativado em pó

½ colher de sopa de argila bentonita

Algumas gotas de água de rosas.

Você pode usar esta máscara caseira sempre que precisar remover cravos, deixando a pele lisa e limpa.

Categorias