Entenda a importância do descarte correto de resíduos de salão de beleza

Os salões de beleza, assim como diversos outros tipos de negócio, estão diariamente gerando resíduos que precisam ser descartados de maneira adequada para que não acabem poluindo o solo e os lençóis freáticos. Nesse sentido, cabe aos estabelecimentos adotar práticas corretas de descarte de materiais, de modo a se destacar como uma empresa responsável tanto no âmbito social como nas questões ambientais.

O primeiro passo para realizar o descarte correto dos resíduos gerados por um salão de beleza consiste em fazer a separação do lixo entre os itens recicláveis e não-recicláveis. Além disso, é fundamental ficar de olho no desperdício, dar preferência a produtos biodegradáveis, usar mangueiras que só liberam a água quando pressionadas e evitar o uso de sprays.

Resíduos de salão de beleza no lixo comum: quais as consequências?

Embalagens vazias de tinturas, shampoos, substâncias alisadoras e até mesmo as luvas descartáveis utilizadas para a aplicação de algum produto são itens que inevitavelmente contêm resíduos. Em geral, todos esses resíduos carregam substâncias químicas que, se entrarem em contato com o solo, podem danificá-lo — além de poderem chegar aos lençóis freáticos, causando poluição da água.

Assim como acontece com o lixo hospitalar, que possui contaminantes e produtos que não podem ser descartados na natureza, os itens utilizados no salão precisam receber um descarte especial para que não causem graves problemas ambientais. Por isso, o ideal é que eles sejam encaminhados para uma empresa especializada em descaracterização e destinação correta de embalagens, aerossóis e produtos inservíveis.

A Dinâmica Ambiental é uma empresa que atua em todo o território nacional oferecendo soluções para descaracterização e destinação correta para esse tipo de embalagem e produto, anulando os riscos associados ao descarte incorreto e protegendo as empresas de terem a imagem prejudicada por conta da associação a danos ambientais.

Como fazer seu salão se tornar ambientalmente sustentável?

Existem várias atitudes que podem ser adotadas para que um salão de beleza se torne ambientalmente. A primeira é descartar no lixo reciclável apenas aquilo que pode ser reciclado (embalagens que podem ser lavadas, por exemplo) e no lixo orgânico apenas aquilo que é realmente orgânico, como restos de algodão que são utilizados durante a manicure ou pedicure.

Além disso, é possível também:

  • Doar fios de cabelo cortados para ajudar a conter vazamentos de óleo nos oceanos (as fibras dos cabelos são ótimas em absorver o óleo);
  • Devolver para as empresas embalagens usadas de tinturas e outros produtos químicos (ou encaminhe para empresas que trabalham com o descarte correto desses materiais);
  • Reciclar os frascos de esmalte. Você pode devolvê-los ao fabricante, quando estiverem secos ou fora da validade ou então utilizar o restante do esmalte em algum trabalho de decoração. Quando o frasco estiver limpo, descarte no lixo reciclável;
  • Buscar por alternativas ao papel-alumínio, utilizado para fazer mechas. Há materiais que podem ser reutilizados ou que causam menos danos ao meio ambiente quando descartados.

Imagem: istock.com / PainterSaba

Categorias