Entenda como age a água micelar

A água micelar foi o primeiro produto de uma nova geração de limpadores faciais, lançado com a promessa de limpar a pele com eficiência, sem causar irritação e sem necessidade de enxágue, atuando até como um tônico facial. O seu uso teve início na França e hoje está bastante popularizado – principalmente aqui no Brasil.

O que se sabe sobre este produto é que ele age como um limpador que remove a sujeira, o óleo e a maquiagem do rosto. Mas para entender melhor como ela funciona, e os seus benefícios, vamos conhecer um pouco mais sobre a água micelar.

O que é água micelar?

Você deve estar se perguntando do que é feita a água micelar… Como o próprio nome diz, a sua base é a água, mas ela vai além disso. Esta solução limpadora também possui em sua fórmula pequenas “bolsinhas” denominadas micelas que, assim como imãs, atraem e “quebram” a sujeira e as impurezas da pele, facilitando a limpeza.

Estas micelas são geralmente formadas por arranjos de óleos ou surfactantes, agindo somente na superfície da pele, por isso causam menos irritações. Quanto maiores as micelas, mais delicada (e superficial) será a limpeza da pele.

O que são surfactantes?

Surfactantes são componentes usados na indústria cosmética com ação detergente, ou seja, são ingredientes atraídos pelo óleo, capazes de romper essas moléculas, e limpar a pele de forma mais eficiente. Os limpadores que utilizam surfactantes em moléculas individuais tendem a ser um pouco mais agressivos, já que estas, por terem um tamanho reduzido, penetram mais profundamente na pele causando mais irritações.

Enxaguar ou não enxaguar?

Agora que entendemos que água micelar é basicamente uma suspensão de água combinada com um detergente, o mais recomendado entre os dermatologistas é que a solução seja enxaguada, mesmo que o produto seja indicado para o uso sem enxágue.

Ainda que a água micelar não cause nenhum risco ou dano à pele, a longo prazo ela pode levar ao ressecamento da derme e até causar lesões inflamatórias, devido a uma possível reação alérgica ao surfactante.

Ela pode limpar pincéis de maquiagem

A água micelar limpa a pele e também os pincéis de maquiagem. Como a sua fórmula ajuda na remoção de sujeira, óleo e maquiagem, ela pode ser usada para tirar a maquiagem dos pincéis. A vantagem, neste caso, é que por ser um produto mais suave ele não danifica as cerdas.

Categorias