(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Efeitos da poluição atmosférica na pele

Micropartículas invisíveis de poluição geram danos à pele.

Que a poluição traz muitos malefícios ao meio ambiente e ao nosso organismo a gente já sabe. Mas você sabia que ela também influencia na saúde da nossa pele? Pesquisas recentes mostram que o contato com a pele também leva nosso organismo a absorver substâncias tóxicas, intensificando problemas já conhecidos, como melasma e acne.

Como a poluição atua

A poluição está presente diariamente na nossa rotina: as sujeiras do dia a dia, que podem ser piores conforme o ambiente, poeira e outras sujidades que ficam no ar (ou até mesmo na poluição da água) podem ser consideradas poluentes e inspiram preocupação e cuidado.

Um dos principais efeitos da poluição, quando em contato com a nossa pele, é sua ação sobre os radicais livres, elementos que favorecem o envelhecimento precoce da pele.

O que causa na pele

A poluição atmosférica facilita a ação dos radicais livres, danificando as células e levando à degradação do colágeno, substância que confere sustentação à pele. Consequentemente, a pele fica opaca, flácida e ressecada e ganha precocemente um aspecto envelhecido, com manchas amarronzadas e rugas.

Além do envelhecimento precoce, os poluentes podem facilitar o surgimento da acne. Isso ocorre porque a poluição faz com que a pele produza mais sebo, que é um dos responsáveis pela oleosidade da nossa pele. Há ainda uma maior dificuldade na renovação da pele durante o sono.

A poluição induz a produção de melasmas, pois o contato com as substâncias tóxicas estimula a formação excessiva de melanina, pigmento responsável pela formação da mancha melasma.

Como cuidar

Para frear os efeitos danosos da poluição, é preciso adotar alguns hábitos de cuidados com a pele. Fazer uma boa higiene, com sabonete facial e/ou água micelar, bem como tônicos faciais, é importante para mantê-la sempre limpa e livre de sujeira, como recomenda a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A hidratação também não deve ser deixada de lado: uma pele bem hidratada não só combate o envelhecimento precoce e a acne como também previne vários outros de problemas de pele. Visite um dermatologista para que ele indique o melhor tratamento.

A forma como tratamos a natureza reflete em vários aspectos da nossa vida. Faça escolhas mais conscientes para um futuro melhor!

Fontes: Adcos | La Cutanee | Cuidados Pela Vida

Categorias