(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

É seguro usar bicarbonato de sódio nos cabelos?

Algumas pessoas vêm utilizando bicarbonato de sódio nos cabelos como substituto ao shampoo. Mas será que esta é uma prática segura? Veja o que a ciência diz sobre isso.

Muitos textos e vídeos na internet mostram que adicionar bicarbonato no shampoo pode trazer muitos benefícios para os cabelos. Nós investigamos se isso é realmente benéfico para os fios e encontramos um estudo científico, publicado no International Journal of Trichology (IJT), que mostra o que acontece com os cabelos quando são lavados com bicarbonato de sódio.

De acordo com a pesquisa, não há evidências de que o bicarbonato de sódio possa deixar o cabelo mais maleável ou mesmo restaurar o brilho. Na verdade, de acordo com o estudo, o pH alcalino (que é o caso do bicarbonato) pode aumentar a carga elétrica negativa da superfície da fibra capilar e, com isso, favorecer o atrito entre as fibras. Isso pode levar a danos nas cutículas e quebra das fibras. Portanto, não é seguro usar bicarbonato de sódio nos fios.

O couro cabeludo médio tem um nível de pH de 5,5 e o eixo do cabelo tem um nível de pH de 3,67. Manter esse equilíbrio ajuda na saúde do cabelo e o bicarbonato de sódio não é indicado para isso, já que o seu pH fica em torno de 8 e 9.

O pH (potencial do hidrogênio) é uma medida da acidez ou alcalinidade de uma substância. O pH é avaliado em uma escala entre 0 e 14. Qualquer elemento com um pH menor que 7 é ácido; o valor 7 é neutro e acima de 7 é alcalino.

Método no-poo

Com o intuito de não utilizar produtos químicos nos cabelos, algumas pessoas adotam o método no-poo (que significa sem-shampoo) como forma de fazer a higienização dos fios. Algumas receitas recomendam o uso de uma esfoliação feita com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, com a promessa de que a mistura irá  reequilibrar o pH do couro cabeludo. Mas, na prática, isso não acontece.

O bicarbonato de sódio poderá remover a oleosidade do couro cabelo, passando a sensação de cabelos limpos. Mas, o uso contínuo provocará um ressecamento, principalmente quando não houver mais acúmulo de shampoos e condicionadores.

Ao misturar o vinagre de maçã com o bicarbonato, como o vinagre de maçã é antifúngico ele poderá auxiliar nas causas fúngicas da caspa, mas o uso repetido de bicarbonato de sódio ressecará o couro cabelo, causando mais descamação e, consequentemente, mais caspa.

Já o vinagre de maçã, ao contrário do bicarbonato, traz benefícios para os fios. Nós já falamos aqui sobre o uso do vinagre de maçã nos cabelos. Se você ainda não leu, veja agora mesmo!

Categorias