É possível minimizar os danos do sol e da água do mar ao cabelo?

O carnaval já está aí e muita gente vai aproveitar os dias de folia para curtir uma praia ou piscina. O problema é que, depois da diversão, os cabelos ficam desidratados e sem vida. Veja como curtir o feriado sem preocupações.

Carnaval é sinônimo de sol, praia, piscina e muita diversão. Mas alegrias e folia à parte, o que não podemos nos esquecer é que um dia na praia ou na piscina pode deixar o cabelo ressecado e sem vida, principalmente quem tem química no cabelo. “Devido ao o suor, o calor e a umidade, o cabelo fica mais suscetível a problemas como seborreia e caspa. Além disso, quem gosta de praia deve tomar cuidado, pois a exposição solar excessiva e a água do mar podem causar estragos nos fios”, afirma Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A exposição aos raios solares pode acelerar a oxidação da estrutura superficial do cabelo. E para saber se o sol está comprometendo seus fios, basta ver se ele se tornou mais claro após a exposição.

Algumas pessoas podem até pensar que o fato de o cabelo clarear ao ficar exposto ao sol seja algo positivo mas, na verdade, significa que ele perdeu parte de sua camada protetora contra a luz. Por isso, todo cuidado é pouco!

Para aproveitar o carnaval sem sacrificar a beleza dos fios, basta tomar alguns cuidados específicos, conforme orienta a Dra Kédima. “Após o banho de mar, nunca deixe de lavar bem os cabelos com água doce ou água mineral. O ideal é que, nessas ocasiões, você troque o condicionador e o shampoo de sempre por produtos específicos para o verão”. A dica, neste caso, é apostar em produtos com ativos nutritivos mais fortes como a arginina (aminoácido que forma uma película ao redor dos fios para protegê-los) e a queratina (uma espécie de escudo contra as agressões externas), que ajudam a enfrentar as altas temperaturas e preparam os fios para a exposição ao sol.

Outra dica da dermatologista é investir em um leave-in de qualidade. Usado geralmente após o banho, o leave-in ajuda a proteger a fibra capilar evitando que os fios fiquem ressecados, quebradiços e sem brilho. “O produto também controla o volume de cabelos, principalmente os cacheados e crespos, combate o frizz e protege os cabelos tingidos”, completa.

Aposte no filtro solar

Outra forma de reduzir eficientemente os danos do sol ao cabelo é utilizar o protetor solar. Segundo a médica, pouca gente tem ciência de que os fios de cabelo também precisam do fotoprotetor. “Geralmente os produtos das linhas de verão já vêm com algum fator de proteção solar, porém, muitas vezes o FPS não é suficiente. Invista em um filtro específico para os cabelos e aplique-o sempre antes de se expor ao sol, reaplicando-o a cada duas horas ou depois de entrar em contato com água. Ele ajudará a proteger os fios dos raios ultravioleta e os tornará menos suscetíveis aos efeitos da água salgada. É recomendável também proteger as madeixas com bonés, chapéus ou lenços” enfatiza.

Por fim, caso o dano já tenha ocorrido, a melhor forma de reverter o quadro é hidratando. “Abuse de hidratações tanto no salão quanto em casa, utilize óleos capilares para uma nutrição mais profunda e invista em um shampoo antirresíduos. Ele removerá qualquer vestígio de sal e areia. O mais indicado é se consultar com um especialista, pois ele saberá quais os melhores produtos para o seu tipo de caso”, finaliza.

Categorias