Doenças ocupacionais dos profissionais dos salões de beleza

Estudos sugerem que 1 em cada 5 cabeleireiros sofrerá de um problema de saúde diretamente relacionado à sua ocupação. Eles podem vir na forma de alergias, complicações respiratórias e, em alguns casos, câncer. Abaixo estão alguns mais comuns e sugestões sobre como evitá-los.

Complicações respiratórias

Um dos problemas de saúde mais comuns dos cabeleireiros são atribuídos à presença de amônia e formaldeído encontrados em tinturas para cabelo e muitos tratamentos populares de queratina.

A amônia não só é corrosiva como pode causar irritação da pele, do trato respiratório, pulmões e esôfago. Os efeitos nocivos dessa substância em salões de beleza têm sido debatidos na indústria da beleza há anos. No entanto, só agora estamos começando a entender que a exposição a esses produtos químicos tem sido associada a doenças respiratórias mais graves, asma ocupacional e, em alguns estudos, câncer de pulmão. Na França, um estudo descobriu que 20% das mulheres afetadas pela asma relacionada ao trabalho são cabeleireiras.

Dermatite de contato e alergias

A dermatite de contato das mãos é a segunda doença de pele ocupacional mais comumente relatada entre os profissionais dos salões de beleza. Cerca de 7 em cada 10 cabeleireiros sofrerão da doença relacionada ao trabalho em algum momento de sua vida profissional.

A dermatite de contato pode ser causada pela exposição frequente a produtos químicos irritantes, uso prolongado de luvas e uso de shampoos e condicionadores com pH não balanceado. Isso é agravado pelo fato de que os cabeleireiros costumam entrar em contato com a água, o que pode causar irritação na pele e sensibilização.

As alergias são extremamente problemáticas porque podem ocorrer após apenas um uso ou após vários usos, e as reações podem ser leves a graves. Boa parte delas é causada pela exposição repetitiva a produtos aquosos e químicos.

Distúrbios musculoesqueléticos

Cada vez mais os distúrbios musculoesqueléticos ocupacionais têm ocorrido entre trabalhadores expostos a atividades manuais, em posições não usuais e trabalhos repetitivos.

Como a maioria dos cabeleireiros fica de pé o dia todo, pode não ser surpresa que os distúrbios musculoesqueléticos sejam outro risco comum para os cabeleireiros. Sem falar que a postura necessária para cortar e pintar os cabelos está longe da ideal.

Além de produtos químicos potencialmente perigosos, os profissionais de salão de beleza enfrentam riscos ergonômicos ao se curvarem por longos períodos e repetir movimentos recorrentemente. Com isso, vem as dores nas costas e na região lombar, que os torna mais propensos a desenvolver a chamada Síndrome do Túnel do Carpo – uma doença dolorosa dos nervos e músculos das mãos – visto que usam as mãos com frequência.

Câncer de mama

A exposição regular a essas substâncias e produtos químicos usados ​​em salões e barbearias provavelmente aumenta o risco de câncer, de acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC).

Infelizmente, o câncer de mama não é o único tipo de câncer comprovado que aparece mais em cabeleireiros. Estudos mostram associações estatisticamente significativas entre o uso de tintura de cabelo permanente e os riscos de câncer de bexiga – especialmente entre cabeleireiros e barbeiros do sexo masculino.

Dicas para amenizar os problemas e promover mais saúde

Aqui temos algumas orientações para ajudar a evitar essas complicações infelizmente bem comuns:

– Faça pausas. Mude de posição e execute tarefas diferentes;
– Não trabalhe muito rápido;
– Use uma cadeira ajustável que apoie as costas. Mantenha os pés apoiados no chão;
– Use um apoio para os pés, se necessário;
– Alongue-se suavemente entre um atendimento e outro;
– Mova a mão ou o pé do cliente para não ter que se inclinar;
– Evite produtos químicos como parabenos e ftalatos (encontrados em plásticos e fragrâncias sintéticas);
– Beba bastante água durante todo o dia para se manter hidratado;
– Experimente exercícios moderados como ioga e técnicas de alongamento direcionadas em pontos de dor como mãos, quadris e pés.

E o mais importante: faça check-ups regulares e, se suspeitar de distúrbios ou problemas hormonais, converse com seu médico e solicite exame de sangue imediatamente.

A saúde do cabeleireiro deve ser monitorada frequentemente. Esperamos que, com mais conhecimento e medidas de prevenção, os estabelecimentos possam tomar medidas e adotar boas práticas para assegurar melhores condições de saúde e segurança nesses ambientes de trabalho.

Fontes: Simply Organic | Plataforma Renast Online

Categorias