Diversidade no mercado da beleza: não dá pra ficar de fora!

Quem trabalha no mercado da beleza já vem observando que a dinâmica da valorização das diferenças e da auto identificação tem se fortalecido mais a cada dia – e ainda bem!
Mais que nunca, as pessoas vêm sendo estimuladas a assumirem suas escolhas para muito além das imposições do mercado. Agora, não é mais o consumidor que deve se adaptar às tendências de moda e beleza, mas o contrário. Somos nós, os empreendedores que devemos nos adaptar às exigências, cada vez mais refinadas, dos nossos clientes.

As pessoas estão cada vez mais conscientes do seu papel no mundo, e isso pode ser provado pela forma como o protagonismo consumerista está saindo do mercado e voltando para o público.
Marcas importantes já refletem isso em suas campanhas e cada vez mais deixam de lado o padrão perfeito e inalcançável de beleza, para dar lugar à beleza real, que vem da essência, valorizando suas formas mais plenas e autênticas.

Fazendo desse movimento o seu próprio

Até aqui você já deve ter entendido que quem não valorizar a diversidade, fatalmente perderá espaço no mercado. Então, bora inserir práticas que valorizem o protagonismo das suas clientes?

Valorize a autoidentificação
A forma como as pessoas reconhecem suas próprias características tem um peso enorme para elas. Então, entenda seus gostos e preferências reais antes de começar corte de cabelo, uma tintura, um penteado ou uma unha. Valorize cada característica individual – e verbalize isso, inclusive – ao invés de tentar encaixá-las num padrão da moda.

Um bom papo é transformador
Jamais esconda uma marca de nascença ou disfarce algum aspecto que você entenda como imperfeição antes de saber como seu cliente se identifica. Invista em conversas francas, como se estivesse fazendo uma consultoria, para entender seus traços físicos, textura capilar, tipo de pele, formato do rosto e, a partir das conclusões acordadas com a cliente, trabalhe para que cada um dos detalhes mais amados sejam valorizados.

Especialize-se em públicos diferentes

Não adianta querer valorizar a diversidade, se você atende apenas um público específico. Sim, é difícil atender a todos, mas que tal enxergar isso como uma oportunidade bem promissora de atrair mais clientes?

Por exemplo, se você trabalha com cabelos, pode se especializar em cabelos afros. Se trabalha com maquiagem, ouse trabalhar com peles maduras. Se é esteticista, que tal promover atendimentos para pessoas plus size?

Não precisa abraçar todos os públicos de uma só vez, afinal, ser especializado em determinado tipo de característica, como cabelos loiros ou maquiagem de noivas, é fundamental para ganhar público e melhorar as habilidades. Mas procure entender quais caminhos da diversidade você ainda não está atendendo. Expandir suas habilidades também é aprimorar o seu talento.

Utilize e comercialize produtos de marcas que valorizem a diversidade
Invista em produtos que cuidem do meio ambiente, que ofereça componentes comprometidos com a vida saudável, ou com fórmulas que atendam aos diferentes biotipos dos seus clientes. Pode ter certeza que seu espaço será notado e lembrado por essas ações simples, mas de grande responsabilidade coletiva.

Bonito mesmo é ser autêntico!

Esperamos que este artigo estimule a sua reflexão e te desperte para novas oportunidades, lembrando sempre que a melhor forma de levar em bem-estar e beleza aos clientes é deixando-os ser e fazer o que quiser, da cor e com o brilho que escolherem, com as marcas que os respeitem e façam do seu negócio uma causa linda, nobre e, principalmente, de verdade!

Fontes: Beauty Fair | B9

Categorias