(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Dicas que ajudam a melhorar a qualidade do sono

Conheça algumas terapias naturais que podem ajudar muito a melhorar a qualidade do sono

A insônia é um problema que atinge muitos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de pessoas no país sofrem de insônia.

Excessos de atividades, especialmente aquelas mais agitadas, excesso de pensamentos, mente ansiosa e agitada, excesso de barulho e luminosidade podem ser possíveis causas do comprometimento do sono.

“Pessoas têm necessidade de quantidade de sono diferentes, mas as horas dormidas precisam trazer no dia seguinte a sensação de revigoramento. Sentir-se cansado e com períodos de sono durante o dia pode ser um sinal de que há um comprometimento da qualidade do sono. O excesso de preocupação com qualquer área da vida ou o medo exagerado por qualquer motivo pode ser um sinal de que o corpo precisa de ajuda para equilibrar essas emoções que podem levar à insônia”, alerta Daniel Alan Costa, naturopata, diretor da Escola Brasileira de Naturopatia e professor de Fitoterapia do curso de pós-graduação da USP.

Segundo o especialista, dentro da Naturopatia existem várias terapias integrativas que ajudam a controlar esses sintomas e promovem um sono reparador.

Se esse é o seu caso, confira algumas maneiras de melhorar a qualidade do sono utilizando apenas técnicas naturais.

Cromoterapia

A cor azul atua como um grande calmante podendo ser utilizada em casos agudos como dor, inflamações e alergias inclusive as de pele. Atua nos casos de stress, estafa, convalescença, pressão alta, obesidade, taquicardia, palpitação, nervosismo, insônia, ira, irritabilidade, temperamento agressivo, ciúme, medo, insegurança, ansiedade e agitação. “Importante ressaltar a necessidade de um ambiente completamente escuro, o breu total seria o ideal, uma vez que o principal hormônio do sono, a melatonina, precisa deste ambiente escuro para ser produzida em quantidades suficientes para garantir um sono de boa qualidade. Outras cores podem ser indicadas dependendo da causa da insônia e nesse caso o ideal é procurar um especialista”, alerta Costa.

Aromaterapia

Na aromaterapia, temos algumas revisões sistemáticas que citam várias essências para o tratamento desta condição. Entre eles é unânime o de Lavanda (Lavandula angustifólia) que tem ação calmante e já tem uso comprovado para dor de cabeça, agitação, TPM, cólicas menstruais, ansiedade e depressão que também são causas da insônia.

Para aqueles indivíduos mais irritados, ou que vivem em ambientes estressores, os óleos de mandarina, bergamota e laranja doce tem indicações comprovadas em pesquisas científicas. Outros óleos com forte ação calmante que auxiliam no tratamento da insônia: Camomila romana, valeriana, manjerona, ylang-ylang e manjericão. Temos o óleo de Patchouli (Pogostemon cablin), cedro, menta arvensis, eucalipto que além de auxiliar na falta de concentração, alivia a ansiedade em condições relacionadas ao estresse. Se a causa da insônia for os distúrbios da menopausa, o óleo de Gerânio e Sálvia Esclaréia são excelentes para amenizar o desconforto deste período, contribuindo para melhorar a qualidade do sono.

Fitoterapia

Com propriedades calmantes, para ajudar a diminuir a ansiedade e a dormir bem, alguns chás são recomendados: Erva-cidreira, Erva-doce, Macela, Passiflora, Camomila, Mulungu e Valeriana.

O Mulungu (Erythrina velutina), também conhecido como canivete, bico-de-papagaio e corticeira, é uma planta medicinal muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados ao estresse. Tratamento de estados emocionais como histeria, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, epilepsia e compulsão devido às suas propriedades antidepressivas, hipnótica, sedativa e tranquilizante. “O Mulungu também possui propriedades analgésicas, narcóticas, antiespasmódicas e tônicas. Devido à sua capacidade calmante e tranquilizante, é muito utilizado para tratar os distúrbios do sono, como a insônia, por exemplo”, explica o naturopata.

Na Alemanha, na Grã-Bretanha e em outros países europeus, a Valeriana é aprovada oficialmente por autoridades médicas como uma planta que auxilia o sono. Há séculos é utilizada para ajudar a dormir. Pode atuar também como agente calmante nas situações estressantes ocorridas durante o dia. “Ela é utilizada para o tratamento de distúrbios da ansiedade e de outras doenças que pioram com o estresse, como a diverticulose e a síndrome do cólon irritável”, afirma Costa.

Já a Passiflora é mais conhecida por seu fruto, o maracujá. O Brasil possui um grande número de espécies de Passiflora, mas apesar de abrigar quase um terço das espécies, somente duas delas são exploradas comercialmente. São elas: P. edulis (maracujá roxo) e sua forma amarela P.edulis Sims f. flavicarpa Deg. (maracujá amarelo) e o P. alata (maracujá doce). “A Passiflora estimula a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar. Por isso, a planta é benéfica em casos de insônia e também ajuda a evitar a depressão devido à sensação de bem-estar que ela proporciona. Seus componentes químicos primários, alcaloides e flavonoides agem de forma relaxante e antidepressiva no organismo”, ensina o professor.

Categorias