Dicas incríveis para um detox no couro cabeludo

Todo couro cabeludo possui uma oleosidade natural – que é muito importante para a beleza e hidratação dos fios. Mas quando essa oleosidade é excessiva pode ser que o seu couro cabeludo precise de uma limpeza profunda, que seja capaz de remover todo o acúmulo que possa haver nele.

Acúmulo de resíduos

É normal o nosso couro cabeludo acumular resíduos e existem duas formas de isso acontecer: o acúmulo natural e de produtos.

O acúmulo natural é quando a pele morta e sujidades se acumulam na região – especialmente se a demora entre as lavagens for longa. Já o acúmulo por produtos é o que o nome sugere, ou seja, shampoos, cremes e condicionadores que podem se acumular causando problemas.

De qualquer forma, não importa qual seja o seu caso, o acúmulo de resíduos pode levar à inflamação do couro cabeludo, resultando em escamas, coceira e às vezes até sensibilidade ou dor. E, além do incômodo, isso pode levar à queda dos fios.

Se isso estiver acontecendo com você confira as nossas dicas para ter um couro cabelo limpo e saudável:

1. Lave os cabelos apenas o suficiente

A frequência de lavagens dos cabelos varia de pessoa para pessoa e o que indica quando é hora de lavar é o próprio couro cabeludo. Para isso, basta dividir o cabelo em vários pontos da cabeça e observar. Se você notar sinais de acúmulo – por exemplo, flocos, óleo e sujeira geral – é hora de lavar os cabelos.

2. Adote o uso de um shampoo antirresíduos

Este tipo de shampoo abre as escamas dos fios e remove todas as impurezas. Por isso, ele não deve ser adotado como um shampoo de uso diário, mas sim, deve ser usado uma vez por semana – para quem tem cabelos oleosos – ou a cada 15 dias, se os cabelos forem secos. Quem tem tintura nos cabelos deve usar este tipo de shampoo apenas uma vez ao mês, tendo em vista que ele pode desbotar os fios e deixá-los ressecados.

3. Faça uma esfoliação no couro cabeludo

Existem os esfoliantes físicos, com grânulos, como o açúcar por exemplo, que pode ser usado para esfoliar fisicamente a pele e remover o acúmulo de resíduos.

Há também produtos prontos com ácidos e enzimas esfoliantes naturais, que dissolvem as células mortas da pele. Aqui você encontra uma receita ótima de esfoliante caseiro para o couro cabeludo.

Experimente um dos métodos acima. Certamente o seu couro cabeludo agradecerá por ficar limpo e revigorado.

Categorias