Dicas de ouro para ter cabelos fortes e saudáveis

O seu cabelo está fraco e quebradiço? Talvez você esteja fazendo algo de errado. Para que os seus fios cresçam lindos, fortes e saudáveis fique de olho nessas dicas.

Não prenda e nem durma com os cabelos molhados

Prender ou dormir com os cabelos molhados é um erro. O cabelo molhado se torna mais frágil e, por isso, se quebra com mais facilidade. Além disso, este hábito favorece o aparecimento de caspas, então, o ideal é retirar o excesso de água com uma toalha (de preferência de microfibra) e depois usar o secador, antes de prendê-lo ou antes de ir dormir.

Esfregar a toalha no couro cabeludo prejudica os fios

Secar os cabelos esfregando-os com uma toalha torna-os mais suscetíveis à queda. O ideal neste caso, é usar a toalha apenas para retirar a água do cabelo, apertando mecha por mecha, da raiz para as pontas, sempre em movimentos contínuos para baixo. Quando o cabelo está molhado as cutículas dos fios ficam entreabertas, por isso, o leave-in ou qualquer outro produto finalizador não deve ser aplicado nos cabelos molhados, porque eles formam uma barreira protetora nos fios, dificultando a secagem.

Alimentar-se adequadamente

Alimentar-se adequadamente é fundamental para se ter cabelos saudáveis. O estresse aliado à má alimentação interfere muito na saúde dos cabelos. Alguns alimentos são ótimos para os cabelos: as proteínas, por exemplo, são responsáveis pela síntese, manutenção e crescimento de novas células e tecidos, portanto, o seu consumo é fundamental para a formação de fios mais saudáveis.

Shampoo na quantidade certa

Para limpar os cabelos não é preciso aplicar uma quantidade enorme de shampoo, a ponto de fazer a cabeça ficar cheia de espuma. O certo é aplicar uma quantidade adequada para cada cabelo sendo, em média: 1 colher (sopa) para cabelos longos e volumosos; ½ colher (sopa) para cabelos médios e 1 colher (chá) para cabelos curtos. Excesso de shampoo, de acordo com especialistas, só vai causar acúmulo de produto e deixar o cabelo pesado, cheio de resíduos e sem vida. O jeito de lavar os cabelos também interfere na saúde dos fios: comece sempre pelo couro cabeludo, com movimentos suaves e circulares, descendo para o comprimento, sem esfregar, lavando mecha por mecha.

Condicionador demais também faz mal

O excesso de condicionador também é prejudicial aos cabelos, pois, assim como o shampoo, ele também pode deixar o cabelo com excesso de resíduos, sem brilho e sem vida. E mesmo após uma hidratação, é importante usar o condicionador, mas nunca na raiz, somente no comprimento dos fios.

Sempre proteja os fios do calor

Se você usa secador ou chapinha, nunca deixe de usar o protetor térmico! Este produto ajuda a proteger os cabelos do calor excessivo fornecido pelo uso do secador, chapinha ou babyliss. Os termoprotetores formam uma espécie de barreira ao redor dos fios, protegendo contra a alta temperatura, que danifica a fibra capilar, causando o ressecamento. Além disso, o produto ajuda a selar as cutículas dos fios, evitando que a umidade ou calor penetrem na nos cabelos. A sua aplicação é bem simples: com os cabelos ainda úmidos, aplique um pouco do produto nas mãos e vá passando no comprimento (principalmente nas pontas). A quantidade usada vai depender de como é o seu cabelo.

Você também tem alguma dica para deixar os cabelos mais bonitos e saudáveis? Conte para nós! 🙂

Categorias