Desodorante de cristal: entenda o que é e como funciona

Nos últimos meses houve um crescimento na procura do desodorante de cristal – principalmente entre aqueles que preferem usar produtos naturais e orgânicos. O produto chegou ao mercado de higiene como uma alternativa para fugir dos antitranspirantes e desodorantes convencionais, que sempre carregaram muitas críticas e questionamentos para a nossa saúde.

A diferença desse tipo de desodorante para a maioria dos que a gente conhece e encontra nos mercados e farmácias é o tipo de ação. Por ser um desodorante natural, logo, previne o mau cheiro, mas não nos impede de transpirar.

É bom lembrar que desodorante e antitranspirante – embora muitas vezes combinados em produtos convencionais – são duas coisas diferentes. Os antitranspirantes bloqueiam os dutos de suor para evitar que você sue, enquanto os desodorantes matam as bactérias causadoras de odores.

Como funciona o desodorante de cristal?

O seu uso é bem simples: basta molhar um pouco o cristal/pedra e passar na pele. Algumas pessoas preferem repetir o processo duas ou mais vezes – molhar, passar, esperar secar, molhar, passar de novo.

O desodorante cristal contém um sal mineral chamado alúmen de potássio. Usado por séculos no sudeste da Ásia, esta alternativa natural de desodorante começou a ganhar popularidade no Ocidente na década de 1980. Para compreender melhor, de acordo com a loja Use Orgânico, na natureza existem vários tipos de alúminio. O alúmen de amônio e o alúmen de potássio são compostos por moléculas grandes demais para entrar nos poros. Por isso, a substância reduz levemente a transpiração sem entupir os poros. Já o cloridrato de alumínio pode entupir os poros.

Como usar?

O desodorante de cristal pode ser encontrado como pedra, roll-on ou spray. Também é possível encontrá-lo em gel ou em pó. Mas o mais comum é em pedra, que pode vir sozinha ou presa a uma base de plástico. A melhor hora para aplicar o desodorante é logo após o banho, quando as axilas estão limpas e um pouco úmidas.

A aplicação consiste em molhar um pouco a pedra e aplicar nas axilas. Certifique-se de não usar muita água. Se você estiver usando uma pedra presa a um aplicador de plástico, não deixe a água entrar na base. Você pode armazenar a pedra de cabeça para baixo após o uso para evitar que isso aconteça.

Esfregue o cristal para cima e para baixo ou faça movimentos circulares. Vá adicionando água à pedra e aplicando-a até sentir que cobriu toda a axila. Tenha cuidado se sua pedra estiver rachada ou apresentar alguma aresta que possa cortar ou irritar suas axilas. Continue esfregando até sentir que a pele está bem seca.

Categorias