(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Como descartar cosméticos vencidos?

O descarte de cosméticos não é uma coisa que todo mundo se preocupa, mas se tem uma coisa que o brasileiro ama muito e não vive sem, são os cosméticos. Sejam eles para o cabelo, como shampoo, condicionador e máscara. Mas também para o corpo e rosto, como cremes de pele, perfume, maquiagens e até mesmo alguns itens de higiene pessoal, como lenços umedecidos.

O uso destes produtos é muito grande no Brasil. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil foi colocado como o quarto maior mercado desse setor no mundo.

Pessoas de todas as idades consomem cosméticos, principalmente, as mulheres que não ficam sem uma maquiagem básica e um perfume. Além disso, o mercado neste setor tem crescido consideravelmente durante os anos, atraindo cada dia mais o gosto do brasileiro por seus produtos e novidades.

Mas o que quase ninguém se preocupa é quanto aos cuidados que são necessários em ter com os produtos. Como é feito o armazenamento correto? Onde fazer o descarte de cosméticos? E se o produto estiver vencido, o que fazer?

descarte de cosméticos
descarte de cosméticos

Por isso, separamos alguns itens importantíssimos para ficar atento em relação aos cosméticos. Confira:

Onde devo armazenar meus produtos?

Se atente onde você armazena seus produtos, pois dependendo do local, se for quente demais ou exposto ao sol, o produto pode vencer mais rápido. Isso, inclusive, é notado quando há alteração de cheiro, de cor e de textura. Portanto, preste sempre atenção em como seu produto está.

O Brasil é um país muito quente e úmido, o que torna muito mais difícil a manutenção dos cosméticos. Na dúvida sobre a validade, faça o descarte de cosméticos.

O produto venceu, e agora?

Primeiro, não use o produto vencido! Principalmente, se o vencimento já passa de um mês ou mais. O produto vencido pode causar grandes irritações na pele e até mesmo agredir a saúde de quem está usando. Por isso, é muito importante o descarte de cosmético vencido quando o prazo de validade for ultrapassado.

Mas não só isso, o descarte de cosméticos e de embalagens vazias, é importante ser feito de modo correto e em locais apropriados. Afinal, o descarte correto impacta positivamente o meio ambiente. Quanto a reciclagem dos produtos, é uma nova oportunidade para a transformação em novos produtos.

Quer aprender como realizar o descarte de cosméticos vencidos corretamente?

Esmaltes

Os esmaltes podem parecer inofensivos, mas possuem componentes tóxicos ao meio ambiente. Estes componentes podem contaminar a água e o solo, prejudicando diretamente o ecossistema e a saúde humana.

Por isso, entenda que jogar o líquido em privada, pia ou até no chão, não é o indicado! O líquido do esmalte pode entupir ralos, matar animais e poluir a natureza gravemente.

A primeira alternativa é procurar o fabricante do produto para descartá-lo. Caso o mesmo não faça a coleta é recomendado que você limpe o vidro do esmalte e descarte em um lixo apropriado.

Caso ainda tenha esmalte no vidro, despeje-o em uma folha de jornal até o líquido evaporar. Descarte em um coletor indicado, como o de papel, para que o mesmo seja encaminhado para uma cooperativa especializada.

Maquiagem

O problema das maquiagens está nas embalagens que são prejudiciais ao meio ambiente. Por isso, é importante que elas estejam limpas e separadas em partes, de acordo com o material composto. Vidro, papel, plástico e metal.

Descartar as maquiagens em si, como pó, blush, rímel, batom, sombra e base é mais fácil que descartar esmaltes. Elas são consideradas produtos orgânicos, ou seja, não agridem a natureza, podendo ser descartadas no lixo orgânico.

Aerossol (Desodorante, spray de cabelo e outros)

O descarte do aerossol é muito importante! Poucos sabem, mas se descartado de modo errado, o impacto no meio ambiente é notado. Isso porque o aerossol possui alta capacidade inflamável e reativa, além de ser um material tóxico e de difícil controle.

Quando ele é superaquecido em uma temperatura acima de 50°C, ele pode explodir, disparando diversos estilhaços e gases no ambiente.

O recomendado é procurar cooperativas especializadas na coleta deste material. A Dinâmica Ambiental, por exemplo, é uma empresa de engenharia reversa, especializada em soluções para descaracterização e destinação correta de todos os tipos de aerossóis e produtos inservíveis.

Outras dicas

Antes de comprar qualquer produto, pense em como ele poderá ser descartado, isso te ajudará na hora de escolher. E não compre mais do que você precisa!

Ao comprar maquiagem, por exemplo, compre só o necessário, isso evita que o produto vença antes da hora e você usa até o final, precisando somente reciclar a embalagem;

Se você tem esmaltes que não usa mais e ainda não venceu, doe eles. Alguém com certeza irá querer usá-lo;

Sempre que tiver dúvidas sobre como descartar um produto, procure o fabricante do mesmo.

Categorias