(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Da cozinha para os olhos: clareando as olheiras de forma natural

Não tem jeito, as olheiras são temidas e detestadas por 10 em 10 pessoas sem exceção. Elas podem se formar em qualquer fase da vida, em homens, mulheres e até crianças, independentemente de raça ou tom de pele.

Essas áreas mais escurecidas ao redor da vista podem aparecer devido ao excesso de melanina, a alterações nos vasinhos da região inferior dos olhos, a causas genéticas ou horas insuficientes de sono, por exemplo.

Entre as dicas naturais mais conhecidas para aliviar as olheiras podemos destacar a aplicação chá de camomila, de pedrinhas de gelo ou compressas geladas sobre os olhos, mas há outras bem interessantes que você vai ver neste artigo. Confira:

Rodelas de batata crua

A batata tem propriedades calmantes e por isso é um ótimo remédio caseiro para olheiras. A dica é aplicar algumas fatias dela crua, limpa e gelada, diretamente nos olhos fechados por alguns minutos até que elas fiquem frias. Quem não quiser usar batata pode usar pepino. Após esse descanso, é só lavar o rosto com água morna ou quente para ativar a circulação.

Tomate amassado

Amassar um tomate e aplicá-lo diretamente sobre os olhos por 15 minutos também é uma boa forma natural de clarear a área em redor dos olhos. Isso porque o tomate clareador natural da pele, rico em vitaminas, licopeno, fósforo, ferro, potássio, magnésio e contém propriedades anti-inflamatórias. Depois é só enxaguar com água limpa.

Maçã

A maçã também pode ser utilizada para atenuar as olheiras de uma forma natural por conter ácido tânico, cuja capacidade é o clareamento do tom de pele. Ela também é rica em antioxidantes, que permitem que as células se regenerem, hidratam a área, e reduzem a pigmentação sob os olhos. Corte uma maçã madura em pedaços grossos, coloque as fatias sob os olhos e deixe agir por cerca de meia hora.

E como a prevenção é sempre o melhor remédio…

Alguns maus hábitos podem provocar o aparecimento de olheiras, como a má alimentação (que faz com que os vasos sanguíneos da região dos olhos fiquem dilatados), a falta de sono e o ressecamento da pele (que já é naturalmente muito fina e delicada).

Como pequenos ajustes na rotinas fazem grandes diferenças, inclua em sua dieta alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, couve e folhas verdes, durma pelo menos 7 horas diariamente, use óculos de sol e filtro solar para evitar a exposição à radiação ultravioleta e beba bastante água.

Se as olheiras forem frequentes mesmo com hábitos saudáveis, o mais importante é consultar um dermatologista.

Gostou dessas dicas? Lembre-se de que as olheiras não são apenas uma questão estética, mas sim, um sinal de que seu corpo está chamando atenção.

Fontes: Noticias ao Minuto | Derma Club | Tua Saúde

Categorias