Cuide das suas unhas com produtos naturais

Se tem algo que deixa uma mulher irritada é quando uma unha quebra. O combate ao problema pode ser feito de maneira simples, com a utilização de produtos naturais.

 

A unha é uma lâmina córnea, flexível, formada por várias camadas de queratina. Ela protege as pontas dos dedos e ajuda em atividades do dia a dia, como descolar um adesivo, virar a página de um livro, se coçar, etc.

A unha pode enfraquecer por algum trauma ou deficiência nutricional. Problemas de saúde também refletem na questão, como anemia, alterações na tireoide, dermatose,  além de hábitos alimentares ruins.

Entre os nutrientes que fazem falta para as unhas, está a vitamina D, responsável pela absorção do cálcio do intestino pelo sangue. De acordo com especialistas, se há deficiência dessa substância, o corpo acaba buscando esse mineral em outros tecidos, como ossos e unhas, o que as deixam fracas. Para manter o corpo com a quantidade ideal de vitamina D, há dois aliados: o sol (expondo-se a ele com segurança) ou a suplementação, que deve ser feita com orientação médica.

Na questão da alimentação, entre alguns dos alimentos que fazem bem para as unhas estão as carnes vermelhas, castanhas do pará, feijão, couve, camarão, leite, gema de ovo, banana, ameixa e, principalmente, a água.

Receitas feitas em casa, com produtos naturais, também ajudam no fortalecimento das unhas. Veja algumas delas.

Cravo + azeite de oliva

Misture 30 gramas de cravo e 200 ml de azeite de oliva. Cozinhe em banho-maria por cerca de três horas, coando em seguida. Massageie as unhas com o produto durante um período de dez dias.

Somente azeite de oliva

O azeite tem a capacidade de puxar água para os interior das células e, por isso, é altamente hidratante.

Aqueça um pouco do produto no microondas e espere esfriar até que fique morno.Verifique se não está muito quente e, então, mergulhe as pontas dos dedos do líquido e deixe agir por 15 minutos. Você pode também mergulhar chumaços de algodão no azeite e colocar sobre as unhas e cutículas. Ao final, lave as mãos com água fria para fechar os poros e manter a hidratação interna.

Laranja ou limão

Escolha uma das frutas e, junto ao suco, acrescente uma colher de chá de açúcar e outra de óleo de amêndoas. Mergulhe as unhas no líquido e, em seguida, esfregue-as com um algodão embebido em óleo de amêndoas. Repita o procedimento todos os dias.

Ovo + óleo de amêndoas + papaia

Você vai precisar de uma colher de sopa de gema de ovo, duas colheres de sopa de suco de papaia e meia colher de sopa de óleo de amêndoas. Misture todos os ingredientes e aplique sobre as unhas, massageando suavemente. Deixe agir por 30 minutos e lave as mãos com água fria.

Amêndoas + jojoba + vitamina E + damasco

Misture uma colher de óleo de jojoba, uma colher de óleo de semente de damasco, uma colher de óleo de amêndoas e uma ampola de vitamina E, que pode ser comprada em qualquer loja de cosméticos. Aplique algumas gotas da mistura sobre as unhas, duas vezes ao dia. Massageie as unhas e, depois, deixe que o preparado seque sozinho.

 

 

Categorias