(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Cuidando do corpo e do meio ambiente

Cuidar do nosso corpo gera uma sensação de bem-estar incrível. Mas, faz sentido promover o autocuidado e descuidar do meio ambiente? Pois é! Das embalagens plásticas que lotam os aterros aos cosméticos químicos que vão pelo ralo e poluem os mares, o fato é que a rotina de beleza que faz a gente se sentir tão bem custa bem caro ao planeta.

O ideal seria que todos os produtos de beleza seguissem a linha sustentável de consumo e produção. Mas mesmo uma mudança simples já é capaz de provocar grandes melhorias, principalmente se forem utilizadas frequentemente, como shampoos, condicionadores e lenços umedecidos. Veja algumas alternativas que não impactam na sua rotina de beleza e que são mais amigáveis ao planeta.

Rostinho sempre limpo

Um dos produtos mais comuns usados na limpeza do rosto e do corpo são cremes, géis e sabonetes esfoliantes, cujos principais componentes são as microesferas – um derivado de… plástico. Cerca de 12,2 milhões de toneladas de resíduos plásticos chegam aos oceanos todos os anos e estima-se que 20% desse total tem origem nos cosméticos e produtos de higiene. Aqui neste link você confere três receitas incríveis e fáceis de fazer um esfoliante caseiro com ingredientes diretamente da sua cozinha.

Já experimentou shampoos e condicionadores sólidos?

Quando você considera que todos os anos são produzidos no mundo 1,3 bilhões de toneladas de resíduos, sendo 78 milhões de toneladas só no Brasil, fica fácil entender porque precisamos repensar uma troca aqui. E não é só isso. Por serem super concentradas, as versões em barra duram bem mais que os produtos líquidos e cremosos, que contêm entre 80% e 95% de água. Por que, então, pagar por água se você pode adicionar por conta própria? Clique aqui para ler mais sobre este tema.

Ainda usa lenços demaquilantes e umedecidos?

Não há como negar que esses lenços são super convenientes, mas seu custo para o meio ambiente é imenso. Só no Reino Unido são usados 11 bilhões de lenços umedecidos por ano – a maioria vai para o lixo (e, portanto, para o aterro). É hora de mudarmos para uma alternativa mais limpa e existem várias opções (bem mais baratas, inclusive). Por exemplo, que tal tirar sua maquiagem com um pano aquecido embebido de um pouco de óleo de coco? Veja mais ideias neste link.

Mude para produtos com refis ou de embalagens recicladas, recicláveis e reutilizáveis

Para quase metade de todo o plástico produzido no mundo, a vida útil termina após apenas um único uso. Mas, felizmente, o mercado global de plásticos reciclados pós-consumo deve crescer de US$14,2 bilhões em 2020 para US$18,8 bilhões até 2025. A grande maioria das marcas já reconhece que criar embalagens de plástico virgem quando há tanto do material sendo desperdiçado não traz nenhuma vantagem a seus negócios. Se você não tiver como abrir mão das embalagens de plástico, prefira então as que são mais sustentáveis – essa indicação sempre consta no rótulo delas.

Categorias