Cuidados no skincare caseiro

Fazer o próprio cosmético dá uma sensação de poder incrível e é ótimo saber que estamos cuidando da nossa pele sem agredir o meio ambiente. Mas, fala a verdade, você conhece a composição e a origem dos ingredientes daquela máscara facial caseira que viu na internet? E o que você faz se não encontra em casa algum item específico? Troca por outro que pareça semelhante?

Pois é, a gente tende a pensar que um ingrediente é mais leve apenas por ser natural e é aí que mora o perigo. Sem conhecer a fundo as propriedades dos itens que compõem o seu skincare caseiro, ainda mais sem supervisão médica, a possibilidade de acabar prejudicando a saúde da pele é grande. Por isso, listamos alguns erros comuns para ajudar você a garantir o melhor que a natureza pode oferecer para o seu bem-estar.

Nunca use vinagre de maçã não diluído

Este produto é ótimo para peles oleosas, mas usá-lo sem diluir pode causar inflamação e sensação de ardor. É importante equilibrar essa acidez misturando-o em partes iguais de água.

Sal e açúcar juntos, jamais!

O açúcar granulado é um ingrediente comum em muitos esfoliantes faciais caseiros. Combiná-lo com outro ingrediente comum de esfoliação, o sal, é a receita ideal para uma pele… irritada, avermelhada, com coceira e erupções cutâneas. Em vez disso, use um esfoliante suave para a pele.

A teoria do ovo

Você sabia que a gema de ovo é hidratante, retém os óleos naturais e, por isso, é boa para a pele seca? Sim! E a clara ajuda a eliminar o excesso de óleo e a diminuir os poros, o que é ótimo para peles oleosas. Se você tem pele normal, pode usar todo o conteúdo do ovo. Agora que você sabe qual parte dele é a mais indicada para o seu caso, a suas máscaras faciais ficarão ainda mais eficientes.

Água para um produto que não é de uso imediato

A água é o principal veículo de contaminação dos cosméticos, por isso, receitas que levam como chá, suco, água de coco e água de rosas devem ser feitas para uso imediato. O que garante mais longevidade aos cosméticos são os conservantes, que até existem em versões naturais, mas ainda são necessários mais estudos para que seja possível atestar essa propriedade.

Se você for comprar um produto artesanal e ele tiver água na composição sem identificar a presença de conservante na fórmula, pergunte. Vale lembrar que óleos essenciais não são conservantes, ok? Eles possuem propriedades antifúngicas e bactericidas, mas não existem evidências científicas de que eles evitam a evitar a criação de microorganismos.

Evitando a contaminação

É importante que você lave bem as mãos e use máscara e luvas reutilizáveis, pois fungos e bactérias presentes no ambiente podem crescer rapidamente em condições favoráveis, estragando seu produto e oferecendo riscos à sua saúde sem que você perceba.

Trocar ingredientes sem entender para que servem

Seguir rigorosamente as instruções da receita é sempre importante, principalmente quando você não conhece as propriedades dos ingredientes e não sabe como eles se relacionam. Adicionar bicarbonato no desodorante pode levar a uma alergia. Os óleos vegetais têm funções diferentes entre si. Por isso, antes de trocar qualquer coisa, pesquise (e claro, consulte seu médico).

A dica de ouro

Estude, peça dicas, converse com os médicos. Pesquisando você aprende e pode tirar ainda mais proveito das características e das propriedades terapêuticas e químicas dos ingredientes naturais. Existem milhares de portais confiáveis para ampliar seu repertório infinito de cosméticos. Parece muita informação, mas com conhecimento e cuidado você obtém os melhores resultados.

Fontes: Uma Vida Sem Lixo | Bebeautiful.in

Categorias