Crie sua clínica de estética sustentável

Vivemos em uma época em que praticar a sustentabilidade tem sido primordial para a sobrevivência humana. Simples atitudes como reciclar, poupar água, poupar energia e praticar ações verdes tem feito grande diferença para o mundo.

A necessidade da implantação sustentável tem chegado em todos os setores do mercado, inclusive, nos centros estéticos. As clínicas têm visado um crescimento ecológico, focando em ações que sustentem o conceito por anos, valorizando as relações sustentáveis.

Os profissionais da beleza estão sempre preocupados com seus clientes e em seu bem-estar, por isso, estão incorporando cada dia mais a sustentabilidade nas decisões de seu negócio. Como o que irá comprar para sua clínica, trabalhando com produtos naturais e recicláveis, implantando recursos de abastecimento de água, energia solar e muitos outros.

Mas, preocupar-se apenas em criar uma clínica de estética sustentável não tem sido o suficiente. Além disso, deve-se respeitar o meio ambiente deve e tem sido uma tarefa desenvolvida por muitas pessoas conscientes.

clinica de estética sustentável
clinica de estética sustentável

Você, que é dono de uma clínica de estética e ainda não começou a fazer a mudança que você e o mundo precisa, o momento é agora. Pensando nisso, preparamos uma lista de atitudes para você começar a transformar o seu espaço em uma clínica de estética sustentável. Confira:

Trabalhe com produtos naturais e ecológicos

Os produtos naturais e orgânicos, além de trazer diversos benefícios para o ser humano, não prejudica o meio ambiente, pois não contém agrotóxicos e produtos químicos. Além de serem ótimos para os tratamentos estéticos.

Além disso, opte por produtos que venham com embalagens ecológicas, para que possam ser reciclados após o seu uso. Além disso, conte com empresas especializadas para fazer a gestão dos resíduos da sua clínica.

Diga não aos produtos testados em animais

Você sabia que mais de cem milhões de animais morrem por ano devido aos testes de produtos feito neles? Isso é cruel e compromete o ecossistema. Por isso, na hora de escolher seus produtos, opte pelos que possuam selo de sustentabilidade.

Insista em decoração para sua clínica de estética sustentável

Uma clínica de estética sustentável não é capaz só de impactar quem o visita, mas capaz de mostrar a realidade preocupante do tema, fazendo as pessoas compreenderem o real problema.

Por isso, decore a sua clínica com produtos recicláveis! Use quadros antigos, cartazes e livros de corte de cabelo, isso deixará seu espaço moderno, clean e ecológico. Além disso, escolha tintas ecológicas na hora de pintar as paredes. Elas não contêm VOC – Composto Orgânico Volátil.

Aproveite também os potes vazios, garrafas e tampas. Crie luminárias e porta velas, seu ambiente criará um clima aconchegante e bem familiar.

Prefira equipamentos sustentáveis

A primeira opção é trabalhar com aparelhos de estética que poupem energia, e cadeiras e mobília com materiais recicláveis, essas escolhas já ajudam a natureza. Neste caso, se não encontrar no mercado, tente trabalhar com os equipamentos que tem, de forma econômica e sábia.

Implante em seu estabelecimento lâmpadas LED, elas consomem menos energia; esteja sempre atento a vazamento de água e caso tenha, resolva o problema; economize ao máximo o uso da água e se puder implante uma captação de água da chuva com um sistema de reciclagem; utilize escovas e itens de bambu e escolha somente produtos naturais.

Opte por fornecedores sustentáveis e ecológicos

Atualmente, diversas empresas têm se preocupado com o meio ambiente e estão colaborando com a natureza através de ações sustentáveis. Como exemplo: plantar mais árvores, fabricar cosméticos com produtos orgânicos e muitas outras ações.

Por isso, verifique com seus fornecedores se os mesmos possuem essa visão consciente e sustentável. Escolher o ecológico faz toda a diferença na hora de praticar a mudança!

Lave os utensílios e toalhas com sabedoria

Ao lavar as toalhas e outros objetos, lembre-se de economizar na água e de usar sabão feito com elementos naturais. Desta forma, você ajudará a natureza não poluindo e evitará alergias e outras implicações em seus clientes.

Crie atividades sustentáveis para seus clientes

Já pensou em criar ações sustentáveis para seus clientes entenderem e praticarem mais ações verdes? Aproveite que a clinica de estética está fechado nos domingo e segundas ou até mesmo em um dia de expediente e organize eventos ecológicos. Eles podem ser anuais, mensais, semanais ou trimestrais.

Você pode elaborar ações como plantar uma árvore e coletar o lixo da vizinhança ou dos parques. Se preferir, pode criar uma festa vegetariana sem fins lucrativos; organizar um workshop sobre como criar sua própria horta ou como criar um sistema de reaproveitamento da água e muitas outras ações.

Use a criatividade e organize atividades que não só convidem as pessoas, mas que as conscientizem!

Categorias