(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Cosméticos veganos e a tendência clean beauty

Uma pesquisa divulgada pela Technavio indicou o Brasil como um dos maiores mercados de cosméticos do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos e China no ranking de consumo.

Em destaque estão os cosméticos veganos que vêm despontando como uma das principais tendências globais, tendo ganhado força durante a pandemia e sendo uma das áreas com maior oportunidade de investimento na indústria cosmética.

Como indicado pela Valuates Reports, após atingir US$15,96 bilhões em 2021, é esperado que esse mercado alcance US$21,78 bilhões até 2028.

Grande parte desse crescimento é promovido pelos consumidores que buscam novidades, mas sem descuidar do planeta, estando atentos a temas como o bem-estar animal, além da preservação das espécies e do meio ambiente.

Clean beauty

Traduzida de forma literal do inglês para o português, o termo “clean beauty” significa beleza limpa e representa essa tendência que tem cada vez mais adeptos, que busca eliminar produtos com ingredientes prejudiciais ao meio ambiente, em troca de opções benéficas: no lugar de produtos sintéticos, são valorizados os que utilizam ingredientes naturais, orgânicos, veganos e extraídos de maneira sustentável da natureza.

Em 2021, a Nielsen realizou um levantamento nos Estados Unidos em que os consumidores entrevistados indicaram os atributos decisivos na compra de produtos de beleza e cuidados pessoais, sendo eles: a utilização de ingredientes naturais (40,2%), o respeito da empresa com o meio ambiente (17,6%), embalagens recicláveis (15,8%) e produtos reutilizáveis (7,9%).

Desafios do setor

O mercado nacional ainda apresenta desafios para a clean beauty. Um deles é a alta tributação do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos que, segundo a ABIHPEC, é o terceiro mais tributado do país.

Outro ponto é a competição com marcas tradicionais, que mesmo sem ter ingredientes orgânicos e veganos em sua composição, estão consolidadas no mercado nacional.

Além disso, garantir a obtenção de matéria-prima pode ser um desafio ainda maior quando levamos em consideração que ainda não há incentivo para produtores locais. Isso acaba fazendo com que muitos empreendedores tenham que buscar matéria-prima nacional no exterior.

Por último, outro desafio está na cadeia de suprimentos, uma vez que é essencial encontrar fornecedores de acordo com o propósito sustentável da marca.

Ainda assim, apesar dos desafios, ainda assim, a clean beauty permanece como uma tendência muito promissora considerando a alta demanda dos consumidores. Nesse ponto, o cenário é bastante otimista não só para quem deseja investir nesse mercado, como também para o meio ambiente.

Quer saber mais sobre essa nova tendência clean beauty? Conheça também o podcast do Pensamento Verde e ouça um bate-papo com José Youssef, CEO e fundador da Use Orgânico, loja especializada em cosméticos naturais, orgânicos e veganos.

Fontes: CNN | Guia da Farmácia | Xport jr | Vegazeta | Pensamento Verde

Categorias