(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Conhece as técnicas Low Poo, No Poo e Co-wash?

Fique por dentro das três formas de lavar os cabelos sem produtos que contenham sulfato.

Não é segredo que muitas pessoas confundem espuma com fator de limpeza. Seja na hora do banho ou em qualquer outro momento do nosso dia a dia, a espuma ainda está associada à limpeza profunda. O que nem todo mundo sabe, é que para fazer toda a espuma, os produtos precisam de agentes de limpeza, os sulfatos, que em sua maioria são agressivos aos cabelos por retirarem a camada natural de proteção dos fios. E pior ainda, pode conter outros componentes para mascarar os efeitos que proporcionam, petrolatos e silicones.

Apesar de um poderoso higienizador, essa não é a única substância que limpa os cabelos. A indústria de cosméticos utiliza outros ativos, mais suaves e com menor detergência, que retiram os detritos sem desidratar. Alguns deles carregam o rótulo de Low Poo na embalagem, mas nem todos têm essa sinalização.

Por conta disso, muitas pessoas começaram a optar por produtos que não carregam tais componentes. Foi assim que nasceram as técnicas de lavagem de cabelo Low Poo, No Poo e Co-Wash. Fácil, não!? Mas agora a pergunta que bate é: qual a diferença entre essas técnicas?

Low Poo

É uma técnica que utiliza shampoo sem sulfatos agressivos, silicones insolúveis e derivados de petróleo na lavagem. A técnica foi desenvolvida pela cabeleireira inglesa, Lorraine Massey que, insatisfeita com o resultado do shampoo suas madeixas cacheadas, identificou que o sulfato era o ativo que ressecava seus fios, deixando-os mais opacos e quebradiços.

Assim, para realizar o método, é necessário substituir os xampus que contêm substâncias agressivas aos cabelos, retirando a camada protetora natural dos fios. Além disso, você precisa remover os petrolatos que podem ser prejudiciais ao seu cabelo ao longo do tempo.

No Poo

Diferente da primeira técnica, o No Poo não utiliza shampoo para lavar os cabelos, mas bálsamos de limpeza sem silicones insolúveis e petrolatos na composição. Entre os adeptos, muitos são cacheados também por conta da sensibilidade dos fios.

Co-wash

O procedimento Co-wash consiste em lavar os cabelos com condicionadores que não tenham sulfatos, petrolatos, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis na composição.

Traduzindo em miúdos

Nem sempre os rótulos dos produtos constam os dizeres “low poo”, “no poo” ou “co-wash”. Por isso, fique de olho nos ingredientes abaixo. Se tiver no rótulo, não vale!

Sulfatos: Sodium Laureth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate, Ammonium Lauryl Sulfate, Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, Sodium Myreth Sulfate e Sodium Trideceth Sulfate, Sodium Alkylbenzene Sulfate, Sodium Coco-sulfate, Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate, Dioctyl Sodium Sulfosuccinate, TEA Lauryl Sulfate e TEA dodecylbenzenesulfonate.

Petrolatos: Óleo mineral, Parafina líquida, Isoparafina, Cera microcristalina, Vaselina, Dodecano, Isododecano, Alcano, Poliisobuteno hidrogenado.

Silicones: Dimeticone, Dimeticonol, Feniltrimeticone, Amodimeticone.

Parabenos: Metilparabeno, Propilparabeno, Etilparabeno, Butilparabeno.

Quem usa estas técnicas conta que o cabelo fica tratado de verdade, sem a “maquiagem” que deixa os fios bonitos apenas superficialmente. Você utiliza estas modalidades de tratamento? Nos conte sobre sua experiência!

Fontes: Marie Claire | Inoar

Categorias