Conheça os principais pontos da legislação ambiental para salão de beleza

O Brasil possui uma ampla variedade de salões de beleza que, independentemente do tamanho ou perfil de cliente atendido, precisam seguir a legislação ambiental vigente no País. Este tipo de regulamentação é importante para a segurança dos funcionários, dos clientes e do meio ambiente, além de garantir o funcionamento do estabelecimento dentro da lei.

Apesar de sua importância para a saúde e segurança de todos, uma legislação específica para salões de beleza brasileiros só foi criada recentemente. A lei nacional de número 12.592/12 entrou em vigor somente em janeiro de 2012, tornando obrigatório que todos os estabelecimentos deste segmento sigam as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Normas da ANVISA para salão de beleza

Os itens que compõem a legislação ambiental para salão de beleza abordam desde os equipamentos utilizados no local até os cuidados com os clientes e funcionários. Um dos pontos abordados, por exemplo, prevê que objetos de pano (como toalhas), devem ser higienizados regularmente e trocados para todos os clientes. Itens como lixas para unhas e espátulas, por sua vez, devem ser descartados após a utilização.

A esterilização é prevista para equipamentos como pinças, tesouras e alicates. Isso porque utilizar esses objetos em diversos clientes, sem que seja tomado este cuidado, pode causar infecções e proliferação de doenças.

Salão de beleza ecologicamente correto

Garantir um funcionamento sustentável é uma ação recomendada para todas as empresas. Trata-se de um cuidado que garante não apenas a manutenção do meio ambiente, mas que agrega valor ao serviço oferecido pela organização e proporciona uma imagem positiva perante a sociedade consumidora.

Nesse sentido, é importante que os salões de beleza adéquem suas atividades às questões ambientais, de modo a aumentar sua competitividade no mercado, reduzir o impacto ambiental negativo de suas ações e proporcionar maior qualidade de vida a seus funcionários e clientes.

Exemplos de ações sustentáveis para salão de beleza

  • Descartar embalagens da maneira correta, sempre selecionando os materiais que podem ser reciclados e evitando a geração de lixo;
  • Atenção às torneiras e ao consumo de água, especialmente na hora de lavar os cabelos das clientes;
  • Realizar manutenção periódica de equipamentos como secadores de cabelo e outros dispositivos que vão na tomada, de modo a evitar que eles consumam mais energia elétrica do que o necessário;
  • Dar preferência à utilização de shampoos, tinturas, cremes e águas oxigenadas menos agressivos ao ambiente, que não possuem sulfatos ou chumbo;
  • Priorizar a utilização de produtos que possuam refil, utilizem embalagens retornáveis ou biodegradáveis;
  • Utilização de cosméticos orgânicos e naturais;
  • Evitar o desperdício de materiais e de recursos como água e energia elétrica;
  • Adoção da logística reversa como parte de sua política de gestão, garantindo que os resíduos sólidos voltem ao setor empresarial e não sejam descartados de maneira inadequada.

Imagem: istock.com / Petmal

Categorias