Conheça os benefícios do óleo de coco

Por ter propriedades importantes para a beleza e bem-estar, o composto pode se tornar um grande aliado na hora da hidratação do cabelo e pele.

O óleo de coco é rico em elementos que beneficiam a alimentação, corpo e aparência, e é diferente dos demais oleaginosos e tem se tornado o queridinho de muitas pessoas.

Acelera o metabolismo

Por ser um alimento rico em moléculas que facilitam sua absorção pelo organismo, ele pode ser transformado rapidamente em energia e para aumentar o metabolismo. Isso porque, o óleo de coco possui propriedades termogênicas que incentivam o aumento de temperatura do corpo, o que ajuda na eliminação de gordura, quando aliado aos exercícios físicos e uma dieta balanceada.

Além disso, em sua composição extra virgem, o óleo de coco auxilia ainda mais na aceleração do metabolismo, por ser mais fácil absorvido e transformado em energia pelo fígado. Outra vantagem desse composto é que ele não se acumula no tecido adiposo como as demais gorduras, o que evita o sobrepeso.

Substitui o óleo de cozinha

Assim como o óleo de soja ou girassol, o de coco também pode ser utilizado na gastronomia. Por isso, pode ser usado na hora de refogar o arroz, fazer frituras, grelhar carnes e cozinhar bolos e tortas. E para ter ainda mais qualidade na refeição, o ideal é substituir o óleo de girassol, o azeite ou manteiga, pelo de coco nas mesmas quantidades que você já usa. Porém, não é recomendado consumir mais de uma colher de sopa por dia.

óleo de coco
óleo de coco

Óleo de coco para cabelo

Dentre os benefícios mais importantes do óleo de coco está a hidratação do cabelo e da pele. Isso porque, ao ser aplicado nos fios, ele impede que enzimas responsáveis pela queda de cabelo atuem, e assim impeça a alopecia. Portanto, o óleo de coco te auxilia a ter fios mais nutridos, hidratados e fortes, quando em sua composição extra virgem. Além disso, o composto pode ser utilizado junto com outros componentes para uma máscara de cabelo caseira como, por exemplo, a babosa, o mel, banana e abacate. Desta forma, você aumenta a possibilidade se hidratar e nutrir cabelos quebradiços, opacos e sem vida.

Para melhorar ainda mais o efeito das máscaras, aplique no cabelo úmido (seco com a toalha) por, aproximadamente, 25 minutos. Depois de passado o tempo, lave novamente o cabelo com o shampoo para remover os resíduos e deixe secar naturalmente. Porém, se preferir, você pode utilizar uma touca térmica para aumentar a hidratação dos fios.
Mais saciedade

Por ser um elemento que ativa hormônios como o colecistoquinina, peptídeo YY e peptídeo inibitório intestinal, o óleo de coco virgem pode ser um elemento extremamente importante para quem busca o emagrecimento. Isso porque, ao estimular os hormônios, ele auxilia no aumento da sensação de saciedade. Portanto, quando consumido antes de uma refeição, o produto auxilia em uma menor ingestão de alimentos e uma maior saciedade.

Colesterol e açúcar equilibrados

Além de perfeito para o tratamento de beleza, o óleo de coco auxilia a equilibrar os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Segundo pesquisas de universidades brasileiras, o produto diminui os níveis de LDL, colesterol ruim, e equilibra o HDL, colesterol bom. Já em relação ao açúcar, o óleo de coco libera ácidos graxos saturados e beneficia as atividades do pâncreas. Isso faz com que o órgão não seja sobrecarregado pela produção em massa de insulina, um hormônio liberado com a finalidade de diminuir o índice de açúcar no sangue.

Categorias