Conheça as ervas e especiarias que fazem bem à pele

Ervas e especiarias dão paladar especial à diversos pratos, mas também podem fazer a diferença no tratamento da sua pele.

Na área da beleza, esses produtos são especiais porque muitos deles contêm altos níveis de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, compostos instáveis que atacam as células, causando rugas, perda do viço e podendo até provocar doenças graves de pele. Possuem ainda agentes anti-inflamatórios e nutrientes que sua derme precisa para ser saudável.

Conheça as propriedades e benefícios de alguns itens que são bem presentes em nosso dia-a-dia.

Canela

A canela ajuda a remover as células mortas da pele, deixando-a bem lisinha e com os poros contraídos, porque tem poder secativo. Isso faz com que seja um ótimo combatente contra cravos e espinhas, reduzindo, ainda, a oleosidade da pele. Ela também combate o envelhecimento da derme, já que possui alto teor de antioxidantes.

Você pode fazer uma máscara facial para combater manchas no rosto, misturando canela e mel. Aplique no rosto e deixe agir por 15 minutos. Enxágue com água corrente e passe um creme hidratante, antirrugas ou protetor solar, caso for se expor ao sol.

Chá verde

Essa erva tem elevada concentração de catequinas, que possui efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e antienvelhecimento na pele. O chá verde de uso tópico (em pomadas e cremes) também pode ajudar a engrossar a epiderme, acelerar a cicatrização de feridas e inibir uma enzima da pele que causa pigmentação irregular, o que significa menos manchas solares. Estudos têm demonstrado que o uso de uma loção ou soro contendo chá verde, 30 minutos antes de sair ao sol, pode reduzir danos ao DNA e o risco de queimaduras solares.

Camomila

Essa erva é um anti-inflamatório natural, com o poder de reduzir a vermelhidão, coceira e o inchaço. Para limpar e tonificar a pele, prepare um chá de camomila, deixe esfriar e aplique no rosto.

Pimenta

Consumir pratos com pimenta contribuem com a beleza da sua pele. As vitaminas A e C presentes nesta especiaria contêm radicais livres que ajudam a combater e a prevenir a degradação do colágeno, responsável por manter a integridade da nossa pele.

Cúrcuma

Os benefícios da cúrcuma sobre a pele são comprovados por estudos científicos e por mais de cinco mil anos de uso na Ayurveda (sistema medicinal desenvolvido na Índia). Sua principal substância, a curcumina, é anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e tem ação cicatrizante, antisséptica e antialergênica.

Para fazer um esfoliante com essa especiaria, misture 3 colheres de sopa de cúrcuma em pó e mel (o suficiente para formar uma pasta). Esfolie a pele e deixe o preparo agir por 15 minutos. Remova a máscara com bastante água, sem esfregar com força. O creme ajuda a remover as células mortas e o excesso de queratina da pele.

Tomilho

Erva com forte poder anti-bacteriano, o tomilho é eficiente contra eczemas e acnes. Pode ser usado isoladamente ou misturado em partes iguais com a camomila e / ou calêndula para acalmar e cicatrizar.

Use uma colher generosa de sopa da erva seca para cada 250 ml de água fervente. Coloque a erva em uma caneca e encha-a até a borda com água. Deixe a infusão repousar por 10 minutos, coe, reserve o líquido e deixe esfriar antes de usar. Aplique com algodão ou enxágue a pele e deixar secar naturalmente.

Categorias