Conheça 9 benefícios da água de rosas

Utilizada desde a antiguidade como medicamento, a água de rosas também tem o seu uso na gastronomia, na perfumaria e nos rituais de beleza.

A água de rosas pode ser usada em todos os tipos de pele, ajudando a acalmar as mais sensíveis e irritadas, equilibrando as oleosas, além de também possuir ação anti-idade, hidratando e suavizando linhas de expressão. O seu uso pode ser tanto para tonificar como para limpar. Graças ao seu alto teor de vitamina C, protege a pele contra os radicais livres, clareia manchas de acne e, por conta de suas propriedades anti-inflamatórias, ajuda a combater dermatite, rosácea e eczema.

De onde vem?

A água de rosas é um subproduto da extração do óleo essencial de rosas, sendo possível obtê-la através de diferentes processos, dos simples aos mais complexos, que basicamente consistem em infusionar, destilar ou condensar uma mistura de pétalas de rosas com água pura. É possível tanto fazê-la em casa como comprar pronta, sendo possível encontrá-la em lojas e empórios que vendem produtos da culinária árabe, onde este ingrediente é bastante utilizado para dar sabor em alguns pratos.

Confira a seguir 9 benefícios da água de rosas para a saúde e beleza:

  • Ajuda a controlar o pH da pele, controlando também a oleosidade: Com aroma floral delicado, a água de rosas é especialmente indicada para peles secas ou desidratadas, deixando-as com o pH equilibrado.
  • Ajuda a hidratar: ela contribuir para manter a umidade e a revitalizar a camada mais superficial da pele.
  • Por ser levemente adstringente, pode funcionar como um tônico facial natural limpando poros e tonificando a pele.
  • Ajuda a melhorar a saúde do couro cabeludo, pois trata inflamações leves no couro cabeludo, reduzindo a caspa.
  • Existem evidências de que a água de rosas pode melhorar a saúde estomacal, influenciando positivamente na digestão e melhorando a secreção de bile.
  • Como enxaguatório bucal: a água de rosas é utilizada há anos como enxaguatório bucal, pois auxilia na cicatrização de aftas, traz melhora na gengivite e auxilia até na cura de inflamações de garganta. Além disso, possui eficácia na redução da placa bacteriana.
  • Pode melhorar o humor e aliviar dores de cabeça. Um estudo de 2011 descobriu que o extrato de pétalas de rosa pode relaxar o sistema nervoso central em ratos, tendo efeito antidepressivo e relaxante.

Categorias