Conheça 5 produtos naturais que podem ser utilizados como tônico facial

Tonificar a pele é um dos passos que faz parte de uma rotina básica de beleza. A tonificação é importante para regular o pH da pele, que pode sofrer alterações por conta das agressões externas.

A boa notícia é que você não precisa gastar rios de dinheiro com tônicos caros, importados. Com ingredientes caseiros é possível tonificar a pele de forma tão eficaz, quanto com os produtos encontrados no mercado. Confira as nossas sugestões:

  • Vinagre de maçã

Utilizado desde a antiguidade como medicamento e conservante, o vinagre de maçã pode ser um poderoso aliado na rotina de beleza. É rico em ácido acético que, além de possuir propriedade adstringente é capaz de agir como um peeling químico natural muito leve, amenizando manchas e cicatrizes. Também é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes capazes de proteger as células da pele.

Para fazer o tônico caseiro é muito simples: basta misturar 2 colheres de sopa de vinagre de maçã (de preferência orgânico) com uma xícara de água mineral e usar pela manhã e à noite.

  • Chá verde

Conhecido por ser rico em antioxidantes, o chá verde também tem como um dos principais componentes químicos o epigalato de catequina, antioxidante capaz de ajudar nos casos de manchas cutâneas através do bloqueamento dos processos celulares que levam à hiperpigmentação. As folhas de chá verde também contêm ácido gálico e ácido elágico, que ajudam o aspecto da pele de maneira geral.

Para tonificar a pele usando o chá verde, basta fazer o chá com a erva e aplicar utilizando um borrifador ou algodão. Caso use o chá de saquinho, é só colocá-lo molhado, diretamente na pele. O chá verde também é excelente para combater o inchaço dos olhos. Para isso, basta deixar o saquinho de chá verde por alguns minutos no freezer e aplicar sobre os olhos, por alguns minutos, até reduzir o inchaço.

  • Flor de sabugueiro

Comumente utilizado em drinks ou como remédio para tratar a gripe, sinusite e bronquite, a flor de sabugueiro também pode trazer benefícios à saúde da pele. Tanto a flor desta planta quanto as suas frutas, são ricas em flavonóides e ácido clorogênico. Possui propriedades antimicrobianas, calmantes e adstringentes, sendo um excelente tônico para peles sensíveis, acneicas e oleosas.

Para utilizar na forma de tônico, basta aplicar a água da flor no rosto (que pode ser comprada ou feita em casa) com um algodão ou borrifador e esperar secar.

  • Rosas

Possivelmente a mais conhecida por seus benefícios cosméticos, a água de rosas é utilizada desde a antiguidade pelos povos greco-romanos. Hoje em dia utilizam a água de rosas na gastronomia, na indústria farmacêutica e cosmética. Seus benefícios são muitos: é adstringente, antimicrobiana, clareadora, suavizante, antiinflamatória e antioxidante.

Pode ser utilizada pura ou diluída em água mineral para tonificar a pele ou somente para refrescar durante o dia, através de um borrifador.

  • Hamamélis

A hamamélis é uma planta poderosa que pode ser utilizada de inúmeras formas para tratar da saúde. Anti-inflamatória natural, ela é capaz de acalmar até as peles mais sensíveis.

Também possui muitos antioxidantes, capazes de neutralizar os radicais livres, compostos cumulativos causadores de doenças e do envelhecimento precoce.

Seu extrato é um excelente remédio contra a acne, eczema, psoríase e até mesmo eritema.

O seu tônico pode ser aplicado diretamente na pele utilizando o chá infusionado de hamamélis ou ainda comprando o hidrolato de hamamélis (que preservam a essência da planta quando ela estava viva) em lojas de produtos naturais, utilizando-o em sua forma pura ou diluída em água.

Categorias