Conheça 5 óleos vegetais que auxiliam no tratamento dos fios

Quem gosta de se cuidar de forma natural, não pode deixar de ter um kit com óleos vegetais.

Extraídos das plantas, esses óleos possuem inúmeros princípios ativos, com propriedades hidratantes, reconstrutoras, entre outras.

Mas, para que esses óleos tenham o resultado esperado, é preciso que eles sejam 100% naturais e preferencialmente prensados a frio.

A seguir, relacionamos cinco óleos que não podem faltar na sua coleção! Confira os benefícios de cada um deles:

  • Óleo de semente de uva

O óleo de semente de uva prensado a frio pode trazer inúmeros benefícios aos cabelos, especialmente por ser rico em ômega-6, um ácido graxo essencial, e vitamina E, um antioxidante solúvel em gordura, que ajuda a proteger as células dos radicais livres, reduzindo dano celular e estimulando o crescimento do cabelo. É um óleo excelente para estimular os folículos capilares e para reduzir irritações no couro cabeludo.

  • Óleo de gérmen de trigo

É extraído do gérmen do grão de trigo, representando apenas 2,5% do tamanho total do grão. É um dos óleos mais ricos em vitamina E que existe, além de ômega-6, ácido palmítico e ácido oleico.

É um excelente emoliente para couro cabeludo ressecado e fios rígidos e, por ser rico em ácido palmítico, é capaz de formar uma camada oclusiva sobre o local aplicado, evitando a perda de água e de nutrientes. É um bom auxiliar no tratamento de cabelos ressecados e com pontas duplas, sendo um excelente finalizador.

  • Óleo de abacate

Com propriedades regenerativas e hidratantes, o óleo de abacate é rico em vitaminas, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, tendo uma maior penetração nos fios do cabelo e agindo mais profundamente. É muito emoliente, sendo melhor utilizado para pentear os fios prevenindo a quebra e facilitando o desembaraçar. Por ter uma melhor penetração, também auxilia a reduzir o frizz e o aspecto de pontas espigadas.

  • Óleo de rosa mosqueta

Os benefícios do óleo de rosa mosqueta não se resumem ao seu perfume: esse ingrediente poderoso é rico em pró vitamina A (em sua maioria betacaroteno) e ácido retinóico, além de  ômega-6 e ômega-3. É um grande auxiliar na prevenção dos danos solares e no tratamento do couro cabeludo, por conta de suas propriedades anti-inflamatórias, suavizando problemas causados por dermatite e psoríase.

  • Óleo de prímula

Nativa da América do Norte, o gênero botânico “Primula” foi introduzido na Europa no início do século XVII como planta ornamental em jardins botânicos e suas aplicações, tanto na cozinha como na medicina, só foram descobertas mais de 100 anos depois. No entanto, tribos indígenas já utilizavam a planta como alimento e remédio.

Hoje a prímula é conhecida como planta ornamental e medicinal, podendo-se aproveitar praticamente 100% dela, incluindo as raízes, folhas, flores, botões e sementes.

O óleo de prímula é rico em ácido gama-linoleico (GLA), capaz de combater o estresse oxidativo, reduzir lesões inflamatórias e promover o crescimento celular saudável. Também contém ácido araquidônico, um ácido graxo essencial também da família do ômega-6 capaz de promover o crescimento capilar e a fortificar os folículos existentes.

Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias são capazes de amenizar os sintomas da eczema no couro cabeludo, reduzindo os danos no folículo capilar, prevenindo a queda e a quebra.

E você, faz uso de alguns desses óleos vegetais? Compartilhe a sua receita de beleza com a gente!

Categorias