Conheça 5 alternativas sustentáveis do mundo da beleza

Veja o que empresas alinhadas à sustentabilidade vêm fazendo para resolver a questão do descarte de embalagens de produtos.

Todos os anos, a indústria da beleza gera mais de 120 bilhões de embalagens, sendo a grande maioria feita de plástico. Muitas dessas embalagens não recebem um descarte correto e acabam indo parar nos aterros ou mesmo na natureza, causando um grande impacto negativo para o meio ambiente.

Muitas empresas, sensibilizadas com a pauta ambiental, vêm buscando opções mais sustentáveis e seguras para acondicionar os seus produtos. Embalagens feitas em cortiça, outras reutilizáveis já são realidade em alguns países.

Conheça algumas delas:

(fonte da foto: clique aqui)

1. Rímel com embalagem reutilizável

Quase um bilhão de tubos de rímel são vendidos anualmente no mundo todo e, quase sempre, esses tubos não são enviados para a reciclagem, indo parar nos aterros. Sensibilizada com esta questão, a designer Pippa Bridges desenvolveu uma embalagem que não precisa ser descartada. A Infinity Mascara, permite que a cápsula que acondiciona o rímel seja recarregada sempre que preciso. O pincel foi substituído por um aplicador que se encaixa no dedo e que pode durar até 10 anos. O produto foi pensado para ter uma duração prolongada e mais eficiente do que os modelos encontrados no mercado.

(fonte da foto: clique aqui)

2. Shampoo em embalagem de papel

O Nippon Paper Group, com sede no Japão, desenvolveu uma embalagem de papel para armazenar líquidos. O material é semelhante ao papelão, mas pode ser molhado, sem encharcar. De acordo com o fabricante, as embalagens são próprias para armazenar shampoos, condicionadores, sabonetes e até detergentes. A empresa planeja disponibilizar essas embalagens para a indústria cosmética até o final deste ano.

(fonte da foto: clique aqui)

3. Refil, plástico verde e recicláveis

No Brasil, a Natura comercializa desde 1983 refis de seus produtos, uma prática que incentiva a redução do uso de materiais. Além disso, a empresa estabeleceu uma meta de até 2020, que é ter 10% de materiais reciclados pós-consumo em suas embalagens, como PET e vidro (em 2017, esse número estava em 4,3%). A empresa também adotou o plástico verde, em substituição ao plástico convencional, em algumas linhas de seus produtos, como Ekos, Tododia, Plant, Mamãe e Bebê e Tez, entre outros. Esse tipo de plástico é feito a partir da cana-de-açúcar, um recurso renovável.

(fonte da foto: clique aqui)

4. Embalagens biodegradável

A empresa britânica de cosméticos naturais Lush desenvolveu uma embalagem para o seu shampoo em barra utilizando uma matéria-prima totalmente biodegradável, reciclável e renovável: a cortiça. Com isso, a marca conseguiu uma embalagem antibacteriana, resistente à água e que pode até mesmo ser compostada – uma vez que a cortiça é retirada da casca de uma árvore, o sobreiro. O produto está disponível para venda no site da marca, no Reino Unido.

(fonte da foto: clique aqui)

5. Desperdício zero       

A empresa norte-americana Cleanyst criou um eletrodoméstico que faz produtos de limpeza, além de shampoos e sabonetes personalizados. A máquina pode reduzir significativamente a sua ‘pegada plástica’ e ainda te fazer economizar dinheiro. A máquina, que se compara a uma máquina de café em termos de facilidade de uso, mistura os produtos em minutos. Este vídeo mostra como o produto funciona.

Categorias