Como usar óleos essenciais contra picadas de inseto

Não há nada mais desagradável do que picadas de inseto e para evitar este inconveniente (e as cicatrizes) os óleos essenciais podem ser grandes aliados contra os indesejáveis “mosquitos famintos”.

Embora não haja muitas pesquisas sobre a eficácia dos óleos essenciais para as picadas de insetos, é válido ressaltar que alguns óleos possuem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias – por isso são excelentes opções para acalmar a pele.

Quando devidamente diluídos, esses óleos podem ser aplicados, tanto na proteção da pele contra os indesejáveis insetos como também sobre as picadas, várias vezes ao dia. Apenas evite a área dos olhos, sempre lavando as mãos após cada aplicação.

Como diluir óleos essenciais

Muitos óleos causam irritação quando aplicados diretamente na pele, então é fundamental sempre diluí-los em algum óleo carreador, como o de argan, jojoba, uva, coco ou semente de rosa mosqueta.

Esses óleos veiculares são nutritivos para a pele, mas não contêm as mesmas propriedades potentes dos óleos essenciais, tornando-os seguros para aplicação em grandes quantidades. Sendo assim, é recomendável usar uma mistura formada por cerca de 10% de óleo essencial para 90% de óleo carreador.

Veja agora 6 tipos de óleos essenciais recomendados para o uso em picadas de insetos:

1. Lavanda

Assim como o óleo de lavanda pode ajudar a acalmar a mente antes de dormir, também pode ser relaxante e rejuvenescedor para a pele. Pesquisas mostram sua grande capacidade de minimizar o inchaço e acelerar a cura.

2. Melaleuca

O óleo essencial de Melaleuca é uma ótima opção contra a coceira e o inchaço, por ser cicatrizante e bactericida. Extraído das árvores Melaleuca alternifolia da Austrália, este óleo também pode ser útil durante o outono e inverno, quando são mais comuns as gripes e resfriados. Neste caso, basta colocar de duas a três gotas do óleo essencial em água fervente e respirar os vapores liberados usando uma toalha sobre a cabeça.

3. Hortelã-pimenta

A refrescância da hortelã-pimenta pode ser usada para uma pomada excelente contra picadas inflamadas. Além disso, o seu aroma revigorante também pode ajudar a agir como um bom estimulante, aliviando o esgotamento mental.

4. Camomila

Além de ser um excelente chá calmante, a camomila também produz efeitos anti-inflamatórios na pele.

5. Eucalipto

Como a hortelã-pimenta, o eucalipto também é refrescante e possui as suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que fazem dele uma escolha popular para aplicação em picadas de inseto.

6. Manjericão

Uma escolha menos óbvia para picadas, o manjericão também tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. O manjericão é conhecido no mundo da medicina como um inseticida natural, por isso ajuda a prevenir picadas de insetos e a tratar a pele no caso de uma picada.

Categorias