Como ser um consumidor sustentável ao comprar produtos de beleza

Com a variedade de produtos oferecidos pela indústria da beleza, opções de escolha não faltam e o momento da compra pode não só deixar seu visual mais bonito, como também ajudar na preservação do meio ambiente.

Hoje, 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, o Beleza Verde traz algumas dicas de como fazer escolhas mais sustentáveis que, além de beneficiarem a natureza, ainda cuidam de você de maneira mais saudável.

O ponto de partida está logo na leitura do rótulo, para verificar a composição do produto. Ingredientes como petrolatos, formaldeídos, silicone, parabenos e triclosan são nocivos ao meio ambiente.

Você também pode verificar se a marca do produto possui selo de certificação de atuação em prol do meio ambiente, como o compromisso com a reciclagem, entre outras ações.
Na hora da compra, uma boa opção é escolher produtos que ofereçam mais de uma utilidade. Na maquiagem, por exemplo, há bastões que podem ser usados como sombra, batom e blush, ou um duo que serve como contorno facial, sombra e corretivo de sobrancelhas.

Quando a questão é a embalagem, se ela for feita de material reciclado ou o produto oferecer refil (o que diminui a necessidade de fabricação de novas embalagens), é uma boa pedida. Caso faça o descarte após o uso, separe-o corretamente para a coleta seletiva para que o material possa ser reciclado e dê origem a um novo produto, poupando recursos naturais. Você pode ainda reaproveitar a embalagem de forma criativa, transformando-a em um item funcional, para guardar objetos, ou em peça de decoração.

Tipos de produtos sustentáveis

Com a necessidade cada vez maior de preservar o meio ambiente, tem crescido a oferta de produtos comprometidos com a natureza. Eles podem ser orgânicos, cruelty free ou veganos.
No primeiro, para ser considerado orgânico, a formulação deve possuir no mínimo 20% de matérias-primas naturais em relação à quantidade total de ingredientes utilizados em sua composição. Além disso, os itens usados são controlados desde a sua origem e possuem certificados com selos de empresas especializadas nesse tipo de reconhecimento.

No segundo tipo, a expressão “cruelty free”, traduzida do inglês, significa “sem crueldade”. Isso significa que nenhum dos ingredientes utilizados para fabricar o produto foi testado em animais. A comprovação de que o item atende à essa proposta é identificada no rótulo da embalagem com a imagem de um coelhinho.

Já os produtos veganos não utilizam matéria-prima de origem animal.
Com diversas possibilidades de consumo consciente, na hora de cuidar da sua beleza não se esqueça de que o planeta também precisa ser bem cuidado.

Categorias