Como saber se a marca é cruelty-free?

Comprar produtos que não testam em animais está mais fácil do que parece!

De acordo com a Humane Society International, mais de 500.000 animais morrem todos os anos em testes de diversos produtos cosméticos – os testes em animais são utilizados pela indústria há muitos anos. Essa conduta é algo que não agrada a todos, principalmente aos amantes dos animais e ativistas. Com os regulamentos variando de país para país e marcas sendo compradas por outras marcas, pode ser difícil ter certeza quem testa em animais e quem não.

Por isso, é importante saber o que procurar no rótulo do produto que vai comprar para ter certeza que é um produto cruelty-free e qual a bandeira vermelha para te deixar em alerta.

Começando do básico

No mundo dos direitos dos animais, o termo cruelty-free (livre de crueldade) é um rótulo para atividades ou produtos que não envolvem ferir ou matar animais. A Food and Drug Administration (FDA) não possui definições legais para o termo, incluindo a outra comum: não testado em animais. Basicamente, não há regulamentos federais sobre os processos envolvidos na fabricação e teste de produtos livres de crueldade.

Existem certos critérios que as marcas devem atender para que seus produtos sejam certificados. Isso inclui:

– Os produtos não devem ser testados em animais em nenhum momento durante o processo de fabricação;
– Depois de fabricados, os produtos não devem ser testados em animais;
– Eles não devem trabalhar com marcas ou empresas que testam produtos em animais.

Leaping Bunny é a certificação livre de crueldade mais confiável, com mais de 2.000 marcas certificadas – o logotipo estará em todos os produtos que foram devidamente certificados por ela.

Afinal, como saberei?

Foto: Cocokind

Se o rótulo do produto contém o selo do Leaping Bunny, você pode ficar tranquilo que ela não testa em animais, mas é bom se atentar a outras informações.

Algumas marcas também vendem seus produtos em mercados que exigem testes em animais para produtos cosméticos. Por exemplo, na China continental, os produtos de beleza importados são obrigados por lei a serem testados em animais. Se uma marca vende seus produtos nesses mercados, provavelmente está fazendo testes em animais.

Uma coisa importante a observar é que muitas marcas livres de crueldade podem não ter selos e logotipos em seus produtos ou sites. Isso ocorre porque eles precisam pagar taxas extras de licenciamento para organizações certificadoras para usá-los em seus produtos.

Portanto, nos casos em que uma marca não possui selos ou logotipos em seus produtos, você pode pesquisar seu nome em um banco de dados de marcas certificadas fornecido pela organização licenciadora. Essas informações geralmente estão disponíveis publicamente no site da organização. Por exemplo, para produtos certificados pela PETA, você pode pesquisar o produto ou a marca aqui. Leaping Bunny também tem uma lista pública aqui. Para produtos de beleza cruelty-free, sempre procure os selos de certificação Leaping Bunny, Choose Cruelty-Free e PETA. Essas organizações usam logotipos de coelhos em todos os produtos certificados.

Tiro certo!

Se você procura uma marca que tenha produtos de qualidade, confiável, cruelty-free e vegana, pode apostar na Keune. Seus ingredientes à base de óleo de palma e suas embalagens de papelão e papel são certificados por órgãos internacionais. Fora isso, nenhum produto ou ingrediente é testado em animais e nem comercializado em países onde os testes ainda são obrigatórios. Tudo isso porque beleza não existe sem natureza!

Além disso, a marca também é parceira do Programa Beleza Verde – iniciativa da Dinâmica Ambiental para promover e expandir a logística reversa e o descarte adequado de embalagens e outros resíduos gerados pelos salões de beleza. A parceria leva mais consciência ambiental para os profissionais cabeleireiros, que recebem diversos treinamentos sobre reciclagem, descarte correto e consumo consciente de produtos, energia e água no seu dia a dia.

Fontes: Cocokind | Adore Beauty

Categorias