(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Como o sol danifica a nossa pele?

Pesquisadores da Universidade Binghamton, em Nova Iorque, descobriram o mecanismo pelo qual a radiação ultravioleta (UV), emitida pelo sol e até mesmo por alguns aparelhos eletrônicos, danifica nossa pele.

É sabido que a radiação UV causa prejuízos à integridade cutânea e até mesmo doenças mais graves, como o câncer de pele, dependendo de sua penetração. Entretanto, a maioria dos estudos foca nos danos adquiridos e não no mecanismo de ação dessa radiação.

UVA ou UVB: Qual o pior tipo de radiação para nossa pele?

A radiação ultravioleta — invisível a olho nu —  é dividida em quatro categorias que dependem de seu comprimento de onda e da energia do fóton, sua partícula mediadora. Estudos anteriores documentaram como cada tipo de radiação UV penetra em diferentes profundidades na pele, mas até então ainda não havia maneiras de distinguir o seu mecanismo e até mesmo o grau de periculosidade de cada tipo de raio.

O estudo usou amostras de pele de mama feminina, por ser uma região que normalmente é exposta a baixos níveis de luz solar, e as submeteu a vários comprimentos de onda da radiação UV. Um dos debates mais comuns nos últimos anos é entre os raios UVA e UVB, pois os raios UVA penetram mais fundo causando envelhecimento precoce a longo prazo e os raios UVB são mais superficiais e provocam queimaduras.

O que os pesquisadores descobriram é que nenhuma faixa de UV é mais prejudicial que outra, já que o dano aumenta conforme a quantidade de energia ultravioleta que a pele absorve. O estudo também mostra que os raios UV enfraquecem as ligações entre as células do estrato córneo, ou seja, a camada superior da pele, afetando as proteínas que ajudam as células a terem aderência entre si, prejudicando sua integridade estrutural. É por isso que queimaduras solares levam à descamação da pele.

Como podemos nos proteger?

O uso de protetores solares durante o ano inteiro, mesmo nos dias frios e nublados, inclusive quando não saímos de casa, é fundamental. Além de proteger contra o câncer de pele, o uso contínuo de protetor e demais produtos com fator de proteção, pode manter a integridade geral das três camadas que formam a pele, prevenindo o envelhecimento precoce, amenizando a desidratação, além de evitar possíveis infecções, já que o estrato córneo é a barreira em contato com o ambiente externo, por isso, é importante protegê-la contra bactérias que podem penetrar o corpo através da pele.

Categorias