Como é feito o correto descarte de maquiagem

Da mesma forma que os produtos da indústria de cosméticos fabricados para cuidado da pele devem ter seu descarte realizado corretamente, o mesmo vale para itens e materiais de maquiagem. Ao contrário dos produtos para cuidado da pele, as maquiagens quase não possuem ingredientes tóxicos em sua formulação, o que faz com que esses itens sejam menos complicados de serem descartados.

Seja por conta de o produto ter acabado ou então ter ultrapassado a validade, a realização do descarte correto é fundamental, já que produtos fora do prazo de utilização podem acarretar em alergias, irritações e até infecções na pele. Ambos devem ser eliminados da forma mais adequada e sustentável.

Descarte de maquiagem e embalagens

Embora o material utilizado na fabricação de batons, sombras, produtos em pó e líquidos, são todos ingredientes não recicláveis (pelo menos em sua maioria), eles contêm propriedades que são biodegradáveis. Isso facilita seu descarte, pois os restos destes produtos podem ser colocados com o lixo orgânico convencional.

E apesar de alguns itens serem feitos de cera sintética (derivada do petróleo) e levarem mais tempo para decomposição, não expõem perigo pois não se trata de um ingrediente tóxico.

Já no caso das embalagens metálicas e plásticas que são usadas para fazer o revestimento dos produtos, os modelos devem ser colocados no lixo reciclável. Esse tipo de material, inclusive, pode ser aproveitado de diversas formas, pois sua reciclagem é uma prática já integrante no repertório de atividades de centros de coleta e processamento.

Para isto, deve-se realizar a limpeza e higienização dos recipientes, para que não haja nenhum tipo de resíduo orgânico em seu interior. Fazer a separação correta dos materiais, e então o descarte poderá ser realizado. Desta forma, todo o processo será coordenado e finalizado corretamente.

Categorias