Como cuidar da beleza da forma mais natural possível?

Peeling, laser, ultrassom, esfoliação, preenchimento, drenagem linfática, plataforma vibratória, tecnologia 3D, 4D, cirurgia plástica. As tecnologias existentes para cuidar da beleza nos dias atuais são tantas que, muitas vezes, as pessoas se esquecem que estar e se sentir bonita ou bonito pode ser muito mais fácil, barato e saudável.

Frutas, verduras, legumes, vitaminas e proteínas são alguns exemplos naturais aliados à beleza interna e externa. Com a simples ingestão rotineira deles é possível desde deixar os cabelos mais brilhantes até prevenir o envelhecimento precoce da pele.

E esse é o objetivo do artigo de hoje: lembrar que prevenir alguns males e cuidar de sua beleza da forma mais natural e eficaz é super possível. Confira:

Cuidando da saúde e da beleza do rosto

Acne
Não são só os adolescentes que sofrem com cravos e espinhas indesejáveis. Quem vive sob constante estresse, ou seja, qualquer pessoa adulta, corre o risco de ter esse tipo de problemas de pele, e até outros.

Alimentos coringa: a ingestão de alimentos fonte de magnésio atua no relaxamento da musculatura e auxilia no alívio do estresse. Castanhas, nozes, sementes de abóbora, aveia, arroz integral e trigo são ótimas opções.

Inchaço
O resultado de uma noite mal dormida ou do acúmulo de cansaço no corpo ou mesmo de uma alimentação inadequada na noite anterior pode resultar num rosto inchado pela manhã.

Alimentos coringa: chá de camomila aplicado (mas pode beber também!) Para aliviar a vermelhidão e diminuir o inchaço, prepare-o normalmente e coloque-o na geladeira por uma noite. Na manhã seguinte, molhe um algodão no chá e passe no rosto, principalmente nas áreas inchadas.

Cuidando da saúde e da beleza do corpo

Celulite
Aqueles indesejáveis furinhos na pele são resultados da compressão do acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, o que diminui a oxigenação e vascularização do local. Mas, evitar é possível!

Alimentos coringa: alimentos crus, integrais, cozidos a vapor e, claro, muita água. Aposte no inhame, que contém fitoestrógenos que ajudam a manter os níveis adequados de estrógeno, na semente de uva, que concentra polifenóis que são se bem efetivos na prevenção da celulite e no chá de cavalinha que, além de ser diurético, contém silício, que ajuda a manter a estrutura firme da pele e a reduzir a celulite. Passe longe de alimentos refinados, enlatados, frituras, bebidas alcoólicas e do excesso de sal.

Estrias e rugas
A falta do colágeno, que é uma proteína produzida naturalmente no organismo desde o nascimento e dá sustentação às células mantendo-as unidas, é o principal responsável pelo aparecimento de estrias e rugas. Mas, é possível repor o colágeno de forma eficiente com uma alimentação equilibrada.

Alimentos coringa: além de proteínas, são necessários nutrientes como vitamina C, zinco, cobre, manganês e silício. Inclua no cardápio os cereais integrais, as leguminosas, oleaginosas, além de frutas, verduras e legumes – de preferência orgânicos.

Envelhecimento precoce
Dentre os fatores que levam o organismo a refletir na aparência uma idade maior do que a real estão o estresse, os maus hábitos alimentares e a falta de exercício.

Alimentos coringa: abacate (rico em ácidos graxos e fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce), frutas vermelhas (fontes de potente antioxidante chamado licopeno e de vitamina C que é essencial para a produção de colágeno), nozes (ricas em vitamina E, que reduz a flacidez da pele) e, óbvio, muita água para potencializar a eliminação de toxinas, evitando que elas se acumulem no organismo.

Cuidando da saúde e da beleza das unhas

Unhas fracas, quebradiças e opacas podem ser resultado da má alimentação. Por isso, a principal dica para mantê-las sempre fortes e bonitas é caprichar no prato.

Alimentos coringa: cereais integrais, frutas, hortaliças, legumes, levedo de cerveja, vegetais verde-escuros e proteínas de origem animal (como carnes magras) e vegetal (como soja, quinoa e amaranto). Tem também o feijão, a chia, o leite e seus derivados, essenciais para a reposição do cálcio.

Não tem jeito, a beleza que a gente vê por fora é reflexo da forma como cuidamos da nossa saúde. Já diziam os nossos avós: “Saco vazio não pára em pé”. A alimentação é a base da vida e dela depende o estado de saúde do ser humano.

Fonte: Eu Sem Fronteiras

Categorias