Como combater a queda de cabelo?

Alguma vez, você se olhou no espelho e notou que seu cabelo tem caído mais que o normal? Quais seriam os motivos para isso? Você anda estressada(o)? É sinal de calvície? Sua imunidade está baixa? Há inúmeros motivos que podem explicar a causa e inúmeras soluções para combater a queda de cabelo.

São diversas as razões pelas quais seu cabelo pode estar tendo muita queda. A alimentação e a oleosidade em excesso são fatores diretos que podem ocasionar isso, além de muito estresse, cabelo molhado, cabelo preso demais e outros fatores que desenvolvem o problema.

Se você está passando por isso neste momento, fique calma(o)! Existem diversos tratamentos naturais que combatem a tal temida queda dos fios. Esses tratamentos fortalecem o cabelo, mantém o couro cabeludo saudável e promovem o crescimento. Mas claro, uma boa lavagem, uma hidratação e uma alimentação saudável são essenciais para cuidar do problema.

No entanto, antes de começar qualquer tratamento por conta própria, procure um dermatologista para descobrir a real causa do seu problema, e claro, com a ajuda de um especialista e as dicas incríveis que temos para você, seu cabelo ficará lindo. Confira!

Tratamentos caseiros para queda de cabelo

Babosa (Aloe Vera)

A babosa é um dos tratamentos mais comuns contra a queda de cabelo. Ela é usada há anos para combater esse problema e é a melhor solução caseira. E o melhor, é muito simples usá-la!

A baba que contém no interior da planta possui uma substância que oferece hidratação intensa, fortalecendo o bulbo capilar de forma que os fios são restaurados e o crescimento é estimulado. Mas, para que tenha efeito é necessário o uso duas vezes na semana.

Além disso, ela é conhecida como Aloe Vera, com agentes que atuam de modo positivo no fortalecimento dos cabelos, interrompendo a queda.

Como usar?

  • Retire das plantas a baba interna que ela produz;

  • Bata no liquidificador e passe nos cabelos (incluindo a raiz);

  • Deixe seu cabelo com uma touca durante 30 minutos;

  • Lave e enxágue o cabelo normalmente.

Lembre-se, repita o procedimento duas vezes por semana!

Abacate

O abacate é composto de óleos essenciais e vitaminas B e E, o que é muito importante para o crescimento saudável dos fios. A fruta tem como finalidade hidratar e regenerar os cabelos secos e danificados. Por isso, se você tem cabelo oleoso, é melhor não arriscar nesse tratamento!

Inclusive, até para quem tem o cabelo mais seco, é possível notar que os fios ficarão com aparência mais sebosa ao final do tratamento. Mas não se preocupe, isso é o resultado dos seus cabelos sendo tratados.

Neste caso, o tratamento é para os fios quebradiços e secos que precisam de hidratação para que parem de cair, já que quando estão bem cuidados as fibras capilares não se rompem, mantendo sempre o aspecto forte e volumoso.

Como usar?

  • Bata um abacate médio no liquidificador, adicionando uma colher de chá verde (se desejar);

  • Passe a mistura nos cabelos e no couro cabeludo e deixe agir por 15 minutos;

  • Enxágue sem passar shampoo;

  • Pronto!

Alimentação saudável

Você sabia que uma alimentação equilibrada pode ser o suficiente para dar fim na sua queda de cabelo? Afinal, há nutrientes que só podem ser repassados para os fios por meio da circulação sanguínea, através de uma dieta saudável.

A sua dieta diária deve incluir muita água, pois ela ajuda na hidratação do couro cabeludo e do corpo, além de alimentos que tenham nutrientes importantes, como:

Vitamina A: Bife de fígado, gema de ovo, leite e cenoura.

Vitamina B: Cereais integrais, carnes magras e nozes.

Ricos em Betacaroteno: Cenoura, rúcula e espinafre.

Ricos em Ferro: Uva passa, couve, cereja e folha de amora.

Ricos em Proteínas: Peixe, frango, queijo, feijão e leite de soja.

Ricos em Zinco: Fígado, gérmen de trigo, ostras e peixes.

Chá verde e chá de hortelã

Esses dois chás ajudam a refrescar o couro cabeludo nos casos em que a queda é causada por irritações, alergias e até seborreia. Sua ação evita a coceira e vermelhidão, estimulando a cicatrização das áreas afetadas e ajudando a evitar novas lesões.

Como usar?

  • Faça o chá com erva natural e aplique diretamente no cabelo lavado;

  • Enxágue e repita a aplicação;

  • Lembre-se sempre de massagear o couro cabeludo para que o líquido penetre bem e gere um ar de frescor.

Além desses tratamentos, há outras possibilidades com o uso de manjericão, urtiga, feno negro, cebola, beterraba e outros. Escolha o que melhor se adapta ao seu problema e cuide bem dos seus cabelos, eles merecem!

Categorias