Caspa: como tratar?

Condição afeta cerca de 50% da população.

Quem nunca viu alguém fazendo cara feia quando vê caspa no cabelo de alguém ou ouve uma pessoa contando que tem a condição? Ao contrário do que muitos pensam, caspa não é sinônimo de falta de higiene – e nem é contagiosa.

A caspa atinge cerca de 50% da população brasileira. As causas podem ser estresse, frio, transpiração, pele seca ou mesmo lavar os cabelos dentro de intervalos muito longos. Dormir com cabelos molhados ou mantê-los sempre amarrados não permite a circulação de ar e intensifica a proliferação e crescimento de fungos no couro cabeludo, o que gera a irritação.

A caspa é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. A notícia boa é que tem tratamento! Vem com a gente e aprenda como se livrar dela!

Cuidando do couro cabeludo – e de você

Óleo de coco – melhora a hidratação da pele e reduz o ressecamento, combatendo assim os sintomas de eczema (uma condição que contribui para o aparecimento da caspa) e da caspa. Esquente de 2 a 3 colheres de óleo de coco e deixe o óleo ficar morno; aplique nas pontas dos dedos e massageie o seu couro cabeludo por alguns minutos. Logo após massagear, deixe o óleo de coco fazer efeito no seu couro cabeludo por máximo 25 minutos e lave seu cabelo com seu shampoo e condicionador de costume.

Aloe vera – tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que podem reduzir a inflamação e diminuir os sintomas da caspa. Retira o gel do interior da folha e aplique sobre o couro cabeludo, massageando ligeiramente com a ponta dos dedos. Depois, deixe atuar por 30 minutos e, no final, retire o gel de babosa com um shampoo neutro e água fria. Este processo pode ser repetido 2 a 3 vezes por semana.

Vinagre de maçã – o vinagre de maçã remove as células mortas da pele e equilibra o pH do couro cabeludo para reduzir a caspa. Misture ½ copo de vinagre de maçã com ½ copo de água. Mergulhe um pedaço de algodão na mistura e passe por todo o couro cabeludo. Depois, massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos por 2 a 3 minutos e deixar repousar por mais 20 minutos. No fim, lavar o cabelo com água fria, enxaguando bem. Este processo pode ser feito uma vez ao dia, até eliminar a caspa.

Outros cuidados – fazer alterações em sua dieta pode reduzir a inflamação e prevenir infecções fúngicas, o que pode ajudar a tratar a caspa. Alguns alimentos também podem desencadear sintomas de eczema, como alimentos processados, carboidratos refinados, carne vermelha, fritura e bebidas e alimentos açucarados, que causam coceira na pele e caspa.

O estresse pode enfraquecer o sistema imunológico e diminuir a capacidade do corpo de combater infecções que causam a caspa. Além disso, o estresse geralmente precede os episódios de dermatite seborreica, uma das causas mais comuns de caspa.

Bomba de cuidado

Se você busca uma linha profissional que, além do seu couro cabeludo, protege também os animais – é cruelty free e vegana, pode investir na Keune. A marca também é parceira do Programa Beleza Verde – iniciativa da Dinâmica Ambiental para promover e expandir a logística reversa e o descarte adequado de embalagens e outros resíduos gerados pelos salões de beleza.

A marca é conhecida por produzir dermocosméticos de qualidade e sem deixar a preocupação com o meio ambiente de lado. Ela possui uma linha completa e exclusiva de tratamento para caspa, a Solução Anti-caspa, que contém desde shampoos a esfoliantes com propriedades bactericidas que regulam as funções das glândulas sebáceas, interrompendo a coceira, limpando couro cabeludo e prevenindo a descamação.

O não tratamento da caspa pode causar calvície tanto em homens quanto em mulheres. Cuide da sua saúde e do seu emocional também. Por isso, siga nossas dicas para cuidar do seu couro cabeludo e lembre-se: procure um dermatologista para maiores orientações.

Fontes: Healthline | D24am Saúde | TUASAÚDE | Keune

Categorias