(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Caminhar diariamente traz mais benefícios do que se imagina

Seja na esteira, no parque ou na rua: não importa o lugar, o que vale é mexer o corpo. Caminhar todos os dias ajuda na circulação, melhora a insônia, previne doenças cardíacas e eleva a sensação de prazer e bem-estar.

Caminhar diariamente é uma das maneiras mais simples (e cientificamente comprovada) de melhorar a saúde. Quando feita de forma correta, esta atividade contribui muito para a perda de peso, redução da pressão arterial, queda do colesterol, além de reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes, câncer entre outras doenças. Especialistas da Escola de Medicina de Harvard dizem que caminhar apenas 21 minutos por dia ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas em 30%.

Mas, se conseguir 30 minutos por dia, melhor ainda! O Departamento de Saúde dos Estados Unidos recomenda 150 minutos de atividade física (de intensa a moderada) por semana, ou seja, 30 minutos diários. Mas se você não tem tempo para praticar esses 30 minutos de uma única vez não tem problema. É possível fazer 10 minutos pela manhã, depois mais 10 após o almoço e mais 10 minutos ao entardecer, por exemplo. Para quem é iniciante, faça aos poucos: não importa se são cinco ou dez minutos diários, o que vale é a persistência até atingir (ou até mesmo ultrapassar) os 150 minutos semanais.

Quais os benefícios da caminhada?

Caminhar é um dos melhores exercícios para manter o peso de forma saudável. A prática diária ajuda a prevenir doenças, além disso, fortalece os ossos e músculos, melhora a disposição e o humor, isso porque, a prática regular de exercícios eleva a produção de endorfina, um hormônio com efeito analgésico, que alivia as tensões musculares e proporciona bem-estar. 

Um estudo realizado na Escócia e publicado no The British Journal of Sports Medicine descobriu que caminhar em espaços com bastante verde, diminui a fadiga cerebral e, consequentemente, reduz o estresse.

O que é preciso para começar a caminhar?

Caminhar é um dos esportes mais fáceis de ser praticado porque não exige nenhum equipamento ou experiência prévia: somente atitude! Para começar, você só precisa de um bom tênis, roupas confortáveis e o aval do seu médico. Mesmo que a caminhada seja considerada um exercício leve, é sempre bom consultar um clínico geral, que saberá orientar sobre quais exames são necessários para quem deseja começar.

O Colégio Americano de Medicina Esportiva recomenda que pessoas acima dos 35 anos, com obesidade ou sobrepeso e histórico de doenças cardiovasculares na família, devem, obrigatoriamente, procurar um médico antes de qualquer atividade física.

É possível emagrecer caminhando?

Sim, isso é perfeitamente possível. O nosso corpo precisa de energia (que são as calorias) para que todas as reações químicas funcionem bem. E essa quantidade de calorias varia de pessoa para pessoa. Por isso, é importante consultar um profissional da área de nutrição, que saberá definir a quantidade e a qualidade dos alimentos consumidos diariamente de forma que o corpo se mantenha de forma saudável e ainda consiga eliminar os quilos extras.

Categorias