Cabelos se transformam em perucas naturais que resgatam e elevam a autoestima

Seja para quem está passando por tratamento de saúde que resultou em perda de cabelo, aos que desejam inovar o visual, as perucas naturais, produzidas com cabelos doados ou vendidos, exercem forte papel no resgate à autoestima e à autoconfiança, afinal, as madeixas, principalmente para as mulheres, têm influência direta nessas questões.

Antes de falar mais sobre as perucas naturais — elas também podem ser feitas de material sintético — vamos a um pouco de história. O acessório surgiu no Egito Antigo, com auge nos séculos XVI e XVII, por necessidade de se proteger do frio e por questões higiênicas. Geralmente, o topo era feito de cabelos encaracolados, e as laterais, de um conjunto de plantas. Quem não podia pagar por um cabelo de verdade, usava lã.
Hoje, muitas ONG’s (Organizações Não-Governamentais) aceitam doações de cabelo para produzirem perucas que serão destinadas à pacientes em tratamento contra o câncer e que, por conta do processo de quimioterapia, perdem os fios. Há também salões de cabeleireiro que compram as mechas para elaboração de produtos que atendam aos desejos das clientes que buscam repaginar a aparência.

A preferência pelos cabelos naturais

As perucas podem ser confeccionadas com cabelo sintético, que é produzido em larga escala e possui preço acessível, porém, a qualidade é inferior. Além de o resultado ficar artificial, os fios sintéticos não permitem penteados, pois podem derreter com o calor de secadores e chapinhas.
Outro ponto positivo é a durabilidade. Usada diariamente, faça chuva ou faça sol, a peruca sintética dura, aproximadamente, de três a oito meses. Já a produzida com cabelo natural pode durar para sempre, desde que sejam tomados os cuidados necessários para isso, como com qualquer cabelo.

Como doar ou vender cabelo

Se você for cortar seus cabelos e optar por doá-los ou vendê-los para a elaboração de perucas, pesquise ONG’s que recebam as mechas ou salões de beleza que atuam com a compra.
São aceitos todos os tipos de cabelos (crespos, lisos, loiros, ruivos, pretos e grisalhos) e as instituições que trabalham com coleta de doações aceitam aqueles que já passaram por procedimentos químicos. Nos estabelecimentos de beleza, a recomendação é avisar ao cabeleireiro, para verificar se compram cabelos quimicamente tratados.
O cabelo deve ter, no mínimo, 20 cm de comprimento, medido a partir do elástico que o prende, e o corte deverá ser feito com o cabelo seco e de forma natural (sem ter feito escova, por exemplo). Em caso de venda, o valor a ser pago pelos fios será avaliado pelo profissional, conforme as condições do cabelo.

Produção das perucas

Os fios do cabelo natural são costurados à máquina, com uma linha que deve ser da mesma cor do produto final. Em seguida, as linhas que sobram entremeadas aos fios são retiradas, para então, tecê-los junto a uma touca, cujo tamanho varia.

Produto final

A peruca feita de cabelo natural mantém todos os benefícios do cabelo humano: o brilho, a textura sedosa e a maleabilidade a diversas estilizações. Também dá a liberdade de fazer com ela o que quiser: pintar, fazer química… A quem for usá-la, são satisfação e autoestima garantidas.

Categorias