(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Cabelo humano está sendo usado para limpar derramamentos de óleo

ONG americana se empenha na limpeza do derramamento de óleo em terra e nas águas.

A organização sem fins lucrativos Matter of Trust, com sede em San Francisco e fundada por Lisa Gautier, transforma cabelos doados em esteiras usadas para absorver derramamentos de óleo em terra e em barreiras usadas ​​para derramamentos de óleo no mar.

Lisa Gautier recebe quase uma dúzia de pacotes de cabelo humano todos os dias. As mechas loiras, morenas, e todos os outros tons, se tornarão algo maravilhosamente “verde”.

A ideia

Na época de um grande derramamento de óleo, Phil McCrory um cabeleireiro do Alabama, estava cuidando de seus negócios, lavando o cabelo das pessoas, e ficou impressionado com a extensão em que as lontras apanhadas no derramamento de óleo do Exxon Valdez, em 1989, foram impactadas porque seus pelos absorveram o óleo.

E então “simplesmente clicou para ele”, conta Lisa. “Você usa xampu porque seu cabelo coleta óleo, e o cabelo é um recurso renovável que cresce bem na frente dos nossos olhos. Sempre recebíamos informações sobre pessoas que estavam tentando fazer coisas malucas com fontes de energia renovável”.

Uma maneira padrão de limpar o óleo é usar tapetes feitos de polipropileno. Mas o polipropileno é um plástico não biodegradável e produzi-lo significa mais perfuração de petróleo.

O cabelo, por outro lado, é um recurso ecologicamente correto que pode absorver cerca de cinco vezes seu peso em óleo, de acordo com a Matter of Trust, e embora não cresça em árvores, é abundante. “Existem cerca de 900.000 salões de cabeleireiro licenciados nos EUA”, diz Gautier. “Cada um deles pode facilmente cortar um quilo ou mais de cabelo por semana.”

“Nosso projeto é desviar isso do aterro”, explica Lisa. “Faz muito mais sentido usar um recurso natural renovável para limpar derramamentos de óleo do que perfurar mais óleo para usar na limpeza”.

Na prática


Cabelo humano sendo usado para limpar derramamento de óleo.
Foto: CNN

Todos os dias, salões, tosadores de animais e indivíduos enviam cortes de cabelo para o armazém da Matter of Trust em São Francisco. As embalagens são verificadas quanto a contaminantes, como detritos, sujeira ou piolhos, depois o cabelo é separado, espalhado sobre uma armação e passa por uma máquina de feltragem personalizada para fazer as esteiras.

São necessários 500 gramas de cabelo para criar um tapete de dois metros quadrados e uma polegada de espessura, que pode coletar até 1,5 galões (5,6 litros) de óleo.

A maior parte do trabalho de limpeza da Matter of Trust é em terra, seja lidando com derramamentos terrestres ou com os danos costeiros causados ​​por derramamentos marinhos. Ele diz que cerca de metade de seus produtos são comprados por organizações como a Força Aérea dos EUA e departamentos governamentais, enquanto a outra metade é doada, geralmente, para voluntários de limpeza da Matter of Trust.

De acordo com Gautier, a Matter of Trust produziu mais de 300.000 barreiras e mais de 40.000 tapetes de cabelo para grandes limpezas, incluindo o derramamento de óleo da BP Deepwater Horizon em 2010 no Golfo do México, e muito mais para derramamentos não emergenciais – tudo, desde descontaminação bueiros para absorver óleo de veículos e máquinas com vazamento.

Por aqui não ficamos de fora!

Os resíduos de cabelo humano que não apresentam as características específicas para entrarem no mercado de perucas e apliques, são simplesmente descartados de qualquer maneira na natureza, onde se decompõe muito lentamente ao longo de vários anos, com todos os riscos ambientais envolvidos. No Brasil, há um programa semelhante com o trabalho da ONG, em que os restos de cabelos são reutilizados, e não descartados.

O Programa Beleza Verde é uma iniciativa da Dinâmica Ambiental que promove a coleta e destinação correta dos resíduos gerados em salões de beleza, clínicas de estética, esmalterias e barbearias.Com um conceito totalmente inovador, apresenta um modelo de gestão consciente, melhorando a qualidade da prestação de serviços de forma ambientalmente responsável e estimulando funcionários e consumidores dos estabelecimentos participantes a praticarem o descarte correto a fim de garantir um crescimento sustentável do negócio e do planeta.

Com os cabelos coletados a partir do Programa Beleza Verde, são produzidos diversos produtos, como artefatos de cimento e também na composição de revestimentos utilizados na decoração de ambientes internos, substituindo as microfibras sintéticas de polipropileno. O programa já coletou mais de 10 toneladas de cabelo humano. A parceria foi firmada entre a Dinâmica Ambiental, Pakker e Lythos.

Além de cabelos, também são coletados vidros de esmaltes, tubos de coloração, mais de resíduos entre plástico, papel, alumínio, vidro, algodão, palito, lixa, ceras, coloração, cápsulas de café e luvas. Após coletados, eles são encaminhados para reciclagem e transformados em novos produtos, como camisetas, canetas, tampas de cosméticos, produtos de limpeza e de utilidades para o lar.

Para conhecer mais do Programa Beleza Verde acesse aqui.

Que tal compartilhar esse conteúdo com o salão que você frequenta para que ele faça parte de um futuro mais verde?

Fontes: BBC | Matter Of Trust

Categorias