Cabeleireiros do Reino Unido e Irlanda participam de iniciativa que protege o meio ambiente

E aqui no Brasil a gente também tem um programa desse para se orgulhar!

Cortes de cabelo de mais de 500 salões de beleza do Reino Unido e da Irlanda estão sendo usados ​​para limpar derramamentos de óleo e descolorantes de cabelo, e tinturas estão sendo queimadas para criar energia como parte de um esquema para tornar a indústria de cabeleireiros mais verde.

Esses estabelecimentos fazem parte do Green Salon Collective, uma iniciativa criada por especialistas ambientais, cabeleireiros e ativistas ecológicos desses países e que visa reduzir o desperdício de diversos tipos de resíduos gerados por meio de programas de reciclagem e educação.

Cerca de 99% dos cortes de cabelo de salões britânicos e irlandeses são enviados para aterros sanitários. Ou melhor, eram. Agora, com o programa, esse material tem sido utilizado para fazer tubos de algodão e náilon cheios de cabelo, que podem ser colocados nas margens de praias e, assim, impedir a propagação de derramamentos de óleo.

Até agora, mais de 500 kg de cabelo já foram coletados e 50 kg foram usados ​​em operações de limpeza. Outras sobras são usadas por agricultores para compostagem.

Nem as folhas de papel alumínio ficam de fora

Em apenas três meses, o Green Salon Collective, já enviou mais de 2 toneladas para reciclagem! E detalhe de quão importante é esta iniciativa: o papel alumínio leva no mínimo quatrocentos anos para decompor nos aterros sanitários.

E as tintas e os EPIs como máscaras, luvas, aventais?

Simples, viram luz! Todos esses materiais são enviados para uma instalação especializada que, respeitando as diretrizes locais, os queima até as cinzas. Esse processo de incineração produz calor e eletricidade.

Quem paga tudo isso?

Para cobrir todas essas ações, os salões cobram uma taxa extra aos seus procedimentos, a chamada “taxa verde”. Mas, engana-se quem pensa que faltam consumidores dispostos a pagar valores até acima da média por uma causa como essa: o feedback tem sido muito positivo e os próprios clientes sentem que também estão ajudando o meio ambiente.

Um programa assim para chamar de nosso!

Felizmente, do outro lado do Atlântico também existem excelentes iniciativas de compromisso com a preservação ambiental. A maior delas é o Programa Beleza Verde, desenvolvido pela Dinâmica Ambiental, empresa do Grupo Fragmaq e especialista em logística reversa para o fortalecimento da economia circular.

Criado inicialmente para dar encaminhamento correto aos resíduos descartados por salões de beleza, barbearias e clínicas de estética, o Programa Beleza Verde foi expandido para outros tipos de estabelecimentos e já atingiu a marca de mais de 10 toneladas de materiais coletados. Eles foram encaminhados para uma empresa especializada no processo que mistura resíduos compatíveis, gerando um produto alternativo ou matéria-prima utilizada para abastecer fornos de cimenteiras.

Por meio de consultorias e treinamentos periódicos aos funcionários dos locais participantes, e além da gestão e coleta dos resíduos, o programa também trabalha a informação e conhecimento acerca da melhor e mais econômica maneira de usar os produtos e de como fazer o descarte correto das embalagens. É o que já acontece, por exemplo, na Keune Haircosmetics, a mais nova parceira do Programa Beleza Verde. A parceria, além de viabilizar a destinação correta de seus resíduos, também leva ainda mais conscientização aos profissionais cabeleireiros, que recebem treinamentos sobre redução de custos, gestão do consumo de energia, recursos hídricos e produtos.

E quem disse que o aproveitamento de resíduo de cabelo acontece só na Europa? Aqui, por meio da parceria entre a Dinâmica Ambiental e a Lytho, os fios podem ser utilizados na construção civil, como microfibra para artefatos de cimento, substituindo as versões sintéticas de polipropileno, normalmente utilizadas no concreto. Até agora já foram coletadas mais de 10 toneladas de cabelo!

Tudo isso porque bonito mesmo é ser consciente! Confira os salões participantes e clique aqui para saber mais sobre o Programa Beleza Verde!

Fonte: Eco Hair and Beauty

Categorias