Benefícios da páprica para a pele e os cabelos

A páprica é um tempero delicioso e além de dar cor e sabor aos alimentos ela também pode ser usada para fortalecer os cabelos e melhorar a pele.

A páprica é uma especiaria derivada de pimentas moídas, que oferece uma variedade de nutrientes incluindo vitamina A, capsaicina (componente ativo das pimentas) e antioxidantes carotenóides.

Os carotenóides são a principal fonte dos antioxidantes. Ao ingerir alimentos ricos nesta substância, os danos causados pelo estresse oxidativo podem ser evitados. Isso sem contar que os antioxidantes ajudam o corpo a combater muitas doenças. Consumir uma gordura saudável (como o abacate) juntamente com a páprica, traz ainda mais benefícios, uma vez que os antioxidantes são solúveis em gordura.

É bom lembrar que existem três variedades de páprica: doce, picante e defumada e todas podem ser adicionadas a carnes, sopas, ovos, feijão, arroz e muitos outros pratos.

Máscara facial

Se você é adepta das máscaras caseiras, saiba que a páprica é um ótimo ingrediente. Você pode misturar um pouco de páprica doce com mel e passar no rosto. Os benefícios são muitos: melhora as manchas senis, deixa a pele mais viva, ajuda a remover os cravos pretos, manchas e melhora o aspecto das linhas finas. Uma colher de sopa de páprica doce e para duas colheres de mel é o suficiente. Deixe a mistura no rosto por 20 minutos.

Se a sua pele for sensível faça um teste antes: aplique em uma região pequena antes de espalhar em todo o rosto.

Cabelos mais bonitos

Até mesmo os fios podem se beneficiar desta especiaria, principalmente se você deseja cabelos mais longos e bonitos.

Se você estiver passando por uma queda de cabelos, experimente incluir a páprica na sua dieta. Por ser rica em ferro, ela vai ajudar a levar oxigênio aos folículos capilares, promovendo o crescimento do cabelo e melhorando a circulação do couro cabeludo. Outros alimentos excelentes que você pode comer para ajudar no crescimento dos cabelos são ovos, frutas vermelhas, batata-doce e abacate. Há também outras ervas, que você pode conferir aqui.  

Outra vantagem da páprica para os cabelos é que ela ajuda a manter a cor dos fios. Isso se deve à vitamina B6, encontrada no tempero. Esta vitamina contribui para a produção de melanina, que é a substância que dá cor aos cabelos.

Categorias