Beleza Verde Entrevista: Yana Reis, especialista em branding e posicionamento digital

Já imaginou divulgar a sustentabilidade da sua empresa nas redes sociais para agregar valor aos seus serviços e atrair mais clientes?

O posicionamento da sua empresa precisa estar alinhado com o posicionamento digital.

Ser uma empresa sustentável traz uma série de benefícios para o seu negócio e para a natureza, mas e no âmbito digital, como está? A sua rede social precisa ser um retrato da sua empresa, portanto transmita a sua essência por lá.

Para te ajudar com este tema importante conversamos com Yana Reis especialista em branding e posicionamento digital para te ajustar a sua imagem sustentável nas redes sociais.

Cada vez mais os estabelecimentos de beleza vêm incluindo a pegada sustentável em sua gama de serviços. Do ponto de vista do Marketing, por onde devem começar os empreendedores que decidiram ter a sustentabilidade como um diferencial e­­m seus negócios?

Eu acredito que, ao incluir a sustentabilidade no negócio, isso por si só já é uma forma de se posicionar e de agregar valor a tudo o que é oferecido. E é necessário propagar esse posicionamento para que se ele se perpetue, para que faça parte da identidade de um salão, barbearia ou clínica de estética. Aqui, promover conhecimento é a chave e forma mais eficiente, por meio dos próprios funcionários, que estão ali diariamente com o cliente. Então, ensine a eles o que é ser sustentável, que diferença uma única pessoa pode fazer no todo, porquê usamos um produto e não outro. Seu funcionário é o porta-voz do seu estabelecimento e, quanto mais conhecimento ele tiver sobre o tema, mais natural será para ele próprio se posicionar um embaixador da causa. Outro ponto de partida é explorar a força das redes sociais para impulsionar este modelo de atuação, seja por meio de vídeos, depoimentos, entrevistas, ou qualquer forma de interação entre clientes, funcionários, profissionais ligados ao meio ambiente, etc.

Na sua visão, como um salão de beleza sustentável pode usar esse posicionamento para atrair novos clientes?

Não é só por indicação de amigos ou um passeio pelo bairro que a gente conhece uma marca. A internet é um mundo de possibilidades e dispõe de uma imensidade de recursos que ajudam a levar a marca de um salão para mais e mais clientes em escala e sem necessidade de grandes investimentos. Seja pelo uso de hashtags, anúncios pagos ou utilização de palavras-chaves para se destacar no mecanismo de busca do Google. Agora, é importante dizer que a sustentabilidade só vai ser um determinante na escolha dos clientes pelo seu salão ou outro se eles também entenderem e priorizarem a consciência ambiental, consumo consciente, zelo com os recursos naturais, enfim, se simpatizarem minimamente com a causa. É por isso que promover conhecimento é tão importante. É cada vez maior o número de consumidores que, além de um produto ou serviço, compram também o propósito de uma marca. Ou seja, para se manter competitivo em qualquer mercado, você precisa ir além daquilo que oferece. Falando sobre estabelecimentos que trabalham com o bem-estar e a beleza, a pergunta que você deve fazer é: como levo esse bem-estar e essa beleza?


Você acha que todas as publicações das redes sociais do salão devem conter uma pitada de sustentabilidade? Ou devemos oferecer um mix de conteúdos?

Sem dúvidas, um mix. O ideal é sempre promover uma mescla de informações. As pessoas querem coisas que as motive, que as ajude, que as informe, que as encante, que traga novas possibilidades em vários aspectos, e não apenas sob um único prisma. Ninguém quer ser apenas saudável, ou só belo, ou só rico, ou só sustentável. A coisa mais importante é entender as dores dos clientes e suas demandas racionais e emocionais – e elas são plurais. Sustentabilidade é parte deste todo e não o todo em si. Falando de salões de beleza, é preciso explorar todas as nuances, ou seja, cabelo, comportamento, tendência e incluir a sustentabilidade nesses subtemas.

Se o salão usar a sustentabilidade como propósito, ele pode perder outros públicos?

Não, mas você deve ter em mente que o propósito é o que você quer ser para as pessoas e como você vai fazer isso – o que está totalmente ligado a sentimentos, objetivos. Acho que a sustentabilidade pode e deve fazer parte, mas com embasamento. Por exemplo: seu propósito é espalhar beleza e você quer fazer isso com consciência ambiental. Perfeito! Muito provavelmente, através de um bom trabalho de comunicação, você vai atrair tanto clientes que priorizam a beleza quanto clientes que não abrem mão da consciência ambiental para ficarem mais bonitos.

Qual a sua sugestão para ajudar os proprietários e clientes a entenderem que sustentabilidade não é luxo, mas uma necessidade?

Para proprietários, eu diria que é importante que eles saibam o que é uma marca com significado. Estamos vivendo o impacto das mudanças climáticas, então está mais do que claro que não temos mais espaço para pensar a beleza a qualquer custo ou acima de qualquer coisa. Ou seja, não temos nem tempo e nem planeta para levar a sustentabilidade como luxo ou modismo, ou algo que eu posso deixar para pensar amanhã. E essa é uma exigência também do próprio cliente que, cada vez mais, preza por consumir marcas e serviços que proporcionam mais que uma mera experiência de beleza, mas uma experiência minimamente responsável.

Legal, né? Quer conhecer mais sobre o trabalho da Yana e como ela pode ajudar a impulsionar o seu estabelecimento? Siga-a pelo instagram, que lá tem muitos conteúdos que vão te ajudar.

Categorias