(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Beleza que vem da natureza

Na riqueza do meio ambiente, que tem seu dia mundialmente celebrado neste 5 de junho, estão muitos dos ingredientes presentes nos frascos dos mais variados tipos de produtos de beleza.

Para continuar usufruindo de todas as coisas boas que a natureza nos oferece, é preciso respeitá-la.  No chamado extrativismo (quando a matéria-prima é retirada do meio ambiente), a principal proposta é estimular atividades que contribuam com o equilíbrio dos ecossistemas, principalmente a coleta sustentável de sementes oleaginosas, que reduz a pressão sobre os recursos naturais. A extração desses componentes que trazem ainda mais destaque para a sua beleza é fonte de renda para milhares de famílias que vivem em áreas com poucas oportunidades de mercado – como a região amazônica. É reconhecido, inclusive no meio acadêmico, o relevante papel dessas comunidades tradicionais que conseguem há gerações conciliar conservação de seus territórios e florestas com a coleta destes recursos.

Conheça algumas das preciosidades amazônicas que, de maneira sustentável, chegam até você para realçar a sua beleza.

Copaibeira

A árvore produz óleo que pode ser usado na pele e nos cabelos. Existem várias espécies no Brasil e, na Amazônia, a mais comum é a copaifera multijuga, também conhecida como copal e pau de óleo. Formado por muitas substâncias, o produto é eficiente no combate a germes e, por isso, é utilizado na composição de sabonetes, shampoos, cremes e perfumes.

O óleo é extraído do tronco da árvore e o manejo, feito com cuidado,não prejudica a saúde da árvore. Para retirar o óleo, é utilizado um trado, que perfura o tronco sem causar danos à espécie, possibilitando sua recuperação para que novas extrações de óleo possam ser feitas futuramente. Em cerca de um ano, a copaibeira recupera o mesmo volume de óleo.

Quando usado nos cuidados com a pele, pode auxiliar na eliminação e redução de cicatrizes, celulites e estrias. Se aplicado em regiões com marcas e manchas, o óleo de copaíba ajuda no clareamento quando misturado com outros óleos vegetais, como o de rosa mosqueta.

O óleo de copaíba auxilia na hidratação e maciez, além de regenerar o colágeno, melhorando a elasticidade da pele e deixando-a com aspecto firme e jovem.

Já nos cabelos, equilibra a oleosidade, trata caspas e seborreia. Também protege os cabelos tingidos e deixa os fios brilhantes e macios.

Andirobeira

O óleo da andiroba é um produto florestal não-madereiro, ou seja, é extraído sem a derrubada das árvores da espécie.  A andirobeira pertence à mesma família do mogno e cedro e pode atingir 30 metros de altura. Os frutos caem no chão, perto das próprias árvores. Depois de coletados, são lavados e passam por processo de secagem, que dura 28 dias. Depois das sementes secas, retira-se a polpa, que é de onde se obtém o óleo. O objetivo da secagem é conseguir um líquido com baixo teor de acidez, para não ter de passar por nenhum processo de refino químico.

Uma árvore adulta pode produzir até 120 quilos de sementes. O rendimento em óleo de andiroba extraído de modo artesanal por árvore pode alcançar 10 litros e, industrial, até 30 litros.

Possui vitaminas, como A, B1, B2, B6, C e E, além de minerais e ácidos graxos. Esse conjunto faz do óleo de andiroba um produto com muitos benefícios para a beleza.

A ação do óleo de andiroba nos cabelos reduz o frizz, as pontas duplas, diminui o volume e deixa os fios mais macios e brilhantes. Você pode incluir o produto no creme de hidratação para potencializar os efeitos.

Na pele, também desenvolve ação de nutrição e hidratação. Ele penetra rapidamente nas camadas do tecido e possui ainda efeito protetivo, funcionando como uma barreira. É indicado para peles secas e no tratamento de problemas como eczemas e psoríase.

O óleo de andiroba pode ser usado ainda para tratar dores musculares, lesões, inchaço e vermelhidão, além de ter efeito repelente, podendo afastar diversos tipos de mosquito e tratar as picadas de insetos.

Murumuru

A polpa da palmeira Murumuru, transformada em espécie de manteiga, é um hidratante natural. O tronco, as folhas e o cacho de frutas são recobertos de espinhos de cor preta; são duros, resistentes e no tronco podem alcançar mais de 20 centímetros de comprimento, o que torna complexa a colheita deste fruto.

Em cremes para cabelos a manteiga de murumuru pode ser um grande aliado para manter os cachos, além de nutrir os cabelos e fortalecer as raízes.

Ucuuba

As sementes da Ucuuba são fonte de uma manteiga natural que promove uma reparação profunda na pele. Sabonetes e cremes com esse composto tem ação antiinflamatória, cicatrizante, revitalizante e anti-séptica comprovada.

Uma árvore adulta pode produzir entre 30 quilos e 50 quilos de sementes por ano e o rendimento em óleo pode chegar até 50% por quilo de semente seca. O crescimento da ucuuba pode alcançar até 3 metros em dois anos.

 

 

 

Categorias