Autocuidado: a melhor forma de se manter bonita e saudável

Você está sempre ligada em assuntos como alimentação saudável e outros que promovam a saúde e a beleza dos cabelos, das unhas e do rosto. Você já parou para pensar que isso tem um nome? Isso se chama autocuidado e no artigo de hoje a gente vai esclarecer o real conceito por trás desse ideal tão importante.

Especialistas definem autocuidado como sendo um conjunto de ações voltadas para cuidar de si mesmo. É o ato de valorizar os pensamentos, as emoções, os valores, os ideais. Trocando em miúdos, nada mais é do que aderir hábitos que possam melhorar a sua qualidade de vida. E, diferente do que muitos pensam, não se resume aos cuidados estéticos. É claro, eles são muito importantes e devem ser valorizados sim, mas quando o assunto é o nosso bem-estar, a gente precisa pensar em um espectro mais amplo.

Quando a gente fala em autocuidado, devemos levar em consideração também o emocional, a vida profissional, amorosa e social. Adotar hábitos saudáveis e pequenas ações, nesses aspectos, podem colaborar para um bom estado de saúde tanto física como mental.

Quando adotamos a prática do autocuidado, conseguimos observar atentamente as nossas próprias necessidades, além de dedicar um maior tempo para buscar o que temos de melhor, fazendo com que as nossas qualidades sejam potencializadas. A falta de identificação dos pontos positivos pode vir a interferir na sua visão sobre você mesmo e, consequentemente, na sua autoestima. Esse é o momento em que o autocuidado entra em ação! Nessa hora os pensamentos negativos tendem a diminuir, assim como as crenças limitantes ou as que causam sofrimentos.

Checklist do autocuidado

A ideia de autocuidado é que a pessoa assuma compromisso consigo mesma. Além dos compromissos diários, é preciso criar um tempo para pequenos rituais, momentos que tragam prazer. Por exemplo, escolha um dia para dar aquela esticada no horário de almoço para fazer uma caminhada. Para começar, trazemos algumas sugestões viáveis e praticáveis. Confira:

Vá regularmente ao médico e faça exames de rotina
Se cuidar exige organização e dedicação. Fazer exames de rotina está entre as tarefas que o autocuidado exige. Manter um check-up anual pode ajudar no acompanhamento e cuidados com a saúde. A medicina preventiva recomenda a ida regular ao médico a partir dos 25 anos.
Entre os exames de rotina mais comuns destacamos a verificação da pressão arterial, hemograma, urina, fezes, eletrocardiograma, entre outros. As mulheres devem incluir no calendário médico alguns exames fundamentais, como mamografia, ultrassom das mamas, papanicolau, densitometria óssea e exames hormonais. Já os homens devem fazer a prevenção do câncer de próstata, autoexame testicular, colonoscopia e também os hormonais.

Preserve e priorize seu sono
Especialistas já sabem que uma boa noite de sono só faz bem para a saúde. Melhora a memória e o humor; controla o peso, reduz a ansiedade, aumenta a energia e muito mais. Enquanto dorme, o organismo realiza importantes funções como o reparo dos tecidos, a síntese de algumas proteínas e o crescimento dos músculos. Caso contrário, o organismo responde negativamente. Ao longo do tempo, noites de sono ruins podem resultar em ganho de peso, estresse, irritabilidade, falta de concentração. Além da quantidade de horas, o sono precisa ter qualidade.

Faça uma atividade física que você se identifique
Engana-se quem pensa que precisa malhar por longas horas na academia para ter uma vida mais saudável. Ao menos de 15 a 30 minutos de caminhada diária, seguida de alongamentos já trazem inúmeros benefícios. Por ser um energizante natural, o exercício físico ajuda a ter uma boa noite de sono, melhora a autoestima, o raciocínio e a memória. O importante é que encontre um esporte que você se identifique, que lhe traga prazer.

Hidrate-se
Se hidratar mantém o cérebro produtivo e ativo; controla a pressão arterial; protege o coração; aumenta a resistência física e muitos outros benefícios. Além de sucos ou chás, o organismo precisa essencialmente de água. O ideal é ingerir pelo menos dois litros todos os dias.

Mantenha uma alimentação equilibrada
Fazer uma refeição balanceada, natural, rica em nutrientes e fibras ajuda nos cuidados diários com a saúde e o bem-estar. É uma forma positiva de colocar energia em nosso corpo. Além de escolher bem os alimentos, é preciso cuidado na conservação e no preparo.

Tenha calma ao se alimentar, desfrutando esse momento com prazer e alegria. Abuse do consumo de legumes, verduras e frutas. Fuja de alimentos gordurosos, pouco nutritivos e os embutidos.

E você, tem praticado o autocuidado?

Tudo é válido quando o assunto é se cuidar. E isso vale para o trabalho, em casa, com a família ou com os amigos.

Afinal, não é fácil manter a saúde em dia, mas também não é impossível. É preciso empenho, vontade e dedicação. Lembre-se que você é importante e que precisa, e merece, se agradar.

Fontes: Conexão Saúde | Beleza Natural

Categorias