Atitudes simples para deixar seu salão mais sustentável

Pequenas mudanças geram grandes resultados.

Quando falamos em ter um salão sustentável, a primeira coisa que vem à cabeça é que exigirá um alto investimento e que só trará benefícios a longo prazo. Mas não é bem assim! Algumas pequenas atitudes podem trazer enormes benefícios para o seu salão, sem precisar investir em uma grande reforma. Além disso, ter uma pegada mais consciente não só é fundamental para o planeta como ainda pode atrair muitos outros clientes para o seu estabelecimento – já que, cada vez mais consumidores levam em conta as práticas socioambientais na hora de decidir por um produto ou serviço.

Vem com a gente e comece agora mesmo a ter um salão mais sustentável!

A escolha da marca é importante: não somente pela qualidade, mas pela responsabilidade sustentável que a marca oferece. Empresas que têm embalagens retornáveis, feitas a partir de materiais reciclados, biodegradáveis ou que oferecem a opção de logística reversa, são ótimas alternativas. Uma dica aqui são os produtos da Keune Haircosmetics, uma empresa certificado pelas Boas Práticas de Fabricação (BPF), cruelty-free e com rigorosas políticas de sustentabilidade.

Sem desperdício de produtos: opte por fracionar a quantidade de produto que irá utilizar em cada procedimento. Muito xampu e condicionador não fazem o cabelo ficar mais limpo – podem até deixar o cabelo pesado e sem vida, necessitando de mais uso de água para enxaguar. Outra dica é usar o produto até o fim antes de descartá-lo.

A água da chuva também entra nessa: sempre que possível, armazene e aproveite a água da chuva para limpeza de espaços internos e externos e para regar jardins. Parece besteira, mas essa alternativa ajuda na diminuição do valor da sua conta de água no final do mês.

Não esquecer da destinação dos resíduos: tão importante quanto todas as outras dicas, a destinação correta dos resíduos do seu salão é essencial. Separe os materiais que podem ser reciclados dos que não podem. E aqui você pode fazer parte do Programa Beleza Verde, que, além de coletar os resíduos tóxicos como tinturas, esmaltes, alisadores, entre outros, para fazer o descarte correto deles, ainda promove treinamentos periódicos aos funcionários, para que eles também sejam verdadeiros embaixadores desta causa!

Com essas pequenas mudanças é possível tornar seu salão sustentável sem precisar investir muito. E a gente garante: seus clientes ficarão felizes em saber que, através do seu salão, também ajudam a manter a saúde do planeta.

Fonte: SEBRAE

Categorias