(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Atitude 2 em 1: Reduzindo a conta de luz e a pegada de carbono

Salões de beleza são considerados um dos negócios que mais consome energia, consumindo cerca de 40.000 kWhs de eletricidade anualmente. De acordo com a Agência Internacional de Energia, a produção de eletricidade usa 40% da energia primária, como carvão e combustível fóssil, e produz uma parcela igual das emissões de CO2 relacionadas à energia.

Como todos sabemos, o excesso de dióxido de carbono na atmosfera provoca o efeito estufa, que leva ao aquecimento global. Só que não há como cortar completamente o consumo de energia em um salão de beleza, mas, felizmente, existem medidas positivas que os proprietários podem realizar para reduzir o consumo. Isso não apenas tornará o seu negócio mais ecológico, como vai te ajudar a economizar um bom dinheiro – ainda mais em tempos como esses, em que a conta parece vir mais cara a cada mês.

Atualize a iluminação do seu espaço

Opte por fontes renováveis ​​de energia, como a energia solar, para produzir eletricidade e alimentar os equipamentos do seu salão. As fontes renováveis ​​contribuem com a redução de gases de efeito estufa em 96%.

Outra dica é usar iluminação de baixo consumo em vez das lâmpadas incandescentes tradicionais. As de CFL e LED são muito mais eficientes em termos de energia e econômicas.

Considere a instalação de sensores em áreas de depósitos, banheiros e copas. Isso garantirá que as luzes só fiquem acesas quando alguém estiver nesses espaços e, sempre que possível, deixe o ambiente aberto, para aproveitar a iluminação natural

Esqueça o modo stand by dos equipamentos

Sempre desligue os equipamentos que, normalmente, ficam no modo stand by, porque eles continuam desperdiçando energia. Ao investir em um novo equipamento, certifique-se de que ele tenha uma alta classificação de eficiência energética.

Diminua um pouco a temperatura da água do lavatório

O aquecimento e a água quente podem representar até 60% do uso total de energia. Só de baixar a temperatura em apenas 1°C (o que não interfere no conforto do cliente) você já pode reduzir sua conta anual em quase 10%.

Cuidado com o ar condicionado

O ar condicionado pode aumentar o consumo de energia do seu salão em até 100%. Se possível, abra portas e janelas e só use o ar condicionado quando a temperatura estiver acima de 24°C. Outra forma de manter a temperatura amena sem recorrer ao ar condicionado é investir em persianas de boa qualidade para as suas janelas.

Pode acreditar, essas ações farão uma diferença enorme no final do mês. O benefício imediato é financeiro, mas vai muito além disso. Tornar-se um salão mais sustentável não é apenas ser gentil com nossos semelhantes e com o planeta; é a chave para o sucesso comercial, ainda mais em um momento onde a sustentabilidade e a ética repercutem profundamente nos clientes.

Fonte: NHBF

Categorias