Aprenda a utilizar a aspirina como dermocosmético

Todos sabemos que a acne pode causar incômodo físico e psicológico mas, felizmente, estamos amparados por diversos tipos de tratamento disponíveis no mercado.

No entanto, a maioria desses tratamentos são agressivos, podendo trazer uma série de efeitos colaterais sem, nem sempre, serem eficazes, sem contar o custo e a necessidade de receita médica em muitos dos casos.

Por isso, uma boa alternativa é se tornar adepto dos tratamentos naturais e caseiros, que nem sempre são tão ágeis quanto os farmacêuticos, porém, na maioria vezes podem ser igualmente eficazes, com o benefício de terem baixo custo e menos efeitos colaterais.

Um dos produtos mais comuns para auxiliar no combate à acne é a aspirina, um analgésico comumente utilizado para dores no corpo e dores de cabeça. É um dos fármacos mais antigos e confiáveis, com uma ampla gama de aplicações. Desde a época de Hipócrates, na Grécia antiga, o princípio ativo da aspirina tem sido utilizado como analgésico, mas só no final do século XIX foi reconhecido como antiinflamatório e analgésico, seu uso mais comum atualmente.

Para entender como a aspirina atua em nossa pele, primeiro precisamos entender o mais sobre seu princípio ativo, o ácido salicílico. Originalmente obtido a partir da casca do salgueiro, pode ser encontrado nas listas de ingredientes de alguns produtos naturais, disponíveis no mercado. Atualmente é feito em laboratório, mas ainda mantém suas propriedades calmantes.

O ácido salicílico tem efeito secativo, ajudando a eliminar o excesso de óleo e as células mortas da pele. Por estimular a renovação celular, é capaz de reduzir manchas e impedir o nascimento de novas espinhas através da desobstrução dos poros entupidos. Seu maior potencial é como agente antiinflamatório (no tratamento da acne inflamatória), incluindo cistos e nódulos. Caso sua acne não seja inflamatória e sim causada por outros fatores (como hormonais ou microbioma cutâneo desbalanceado), talvez esse não seja o tratamento mais eficaz a longo prazo.

Como incluir a aspirina no tratamento contra a acne?

O tratamento deve ser sempre tópico e é possível adaptar a forma de aplicação em tônicos, máscaras ou ao ser diluída em água até formar uma pasta, podendo ser aplicada diretamente na espinha.

  • Como máscara: Para os que sofrem de acne na maior parte do rosto ou possuem excesso de oleosidade, o comprimido de aspirina pode ser triturados e misturados a ingredientes naturais e potentes como iogurte (rico em AHA, sendo um esfoliante químico natural e restaurador da flora cutânea), mel (possui propriedades calmantes e hidratantes) e aveia em flocos (seus nutrientes são capazes de nutrir, acalmar e proteger a pele); ou triturado e misturado a uma colher de sopa de água morna.
    Em ambos os casos, o ideal é deixar entre 15 a 20 minutos, enxaguando com água morna e secando suavemente com uma toalha macia e limpa.
  • Como tônico: alguns comprimidos de aspirina podem ser triturados e diluídos em água mineral, água de rosas etc. O líquido deve ser borrifado na pele limpa 2x ao dia.

Possíveis efeitos colaterais

O uso excessivo de aspirina pode levar ao ressecamento da pele podendo torná-la irritada e até mesmo levando-a a produzir ainda mais espinhas e oleosidade – ao tentar combater o ressecamento.

Assim como qualquer princípio ativo desse tipo, o ideal é começar as aplicações diariamente ou a cada 2 dias até que a pele se “acostume”. Também é estritamente necessária a aplicação de protetor solar diária, já que o uso de aspirina pode sensibilizar a pele aos raios UV solares e de aparelhos eletrônicos.

Categorias