Aprenda a tratar cada tipo de acne

Pouca gente sabe, mas o tratamento de uma espinha isolada é diferente de um quadro severo de acne: cada um tem uma forma específica de tratamento. Confira algumas dicas de como proceder.

Fernanda Correia

Cada tipo de acne merece um tratamento adequado. De acordo com o dermatologista Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, substâncias que secam demais a pele, quando aplicadas num quadro não muito severo de acne, podem causar um efeito rebote. “Se retirarmos em demasia a oleosidade, a acne acaba voltando pior”, explica.

Para esclarecer algumas dúvidas pontuais, veja as indicações do médico:

O que fazer com uma espinha que surgiu uma hora antes da festa?

Se você é daquelas que tem sempre uma solução caseira para resolver estes problemas, como usar colírio para amenizar a espinha, por exemplo, é preciso muito cuidado. Segundo Dr. Jardis, o colírio para olhos vermelhos contém agentes vasoconstritores, ou seja, fecham os vasos. Isso melhora a vermelhidão de uma espinha isolada temporariamente, mas, por outro lado, pode causar um enorme efeito rebote, fazendo a vermelhidão voltar ainda pior.

Para este caso, de acordo com o especialista, existe uma solução mais adequada. “Se estamos falando de uma espinha isolada, daquelas internas ou vermelhas, sem a famosa coloração amarelada (nesse caso, chamamos de pústulas), para uma emergência podemos utilizar aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente. Logo após, pode-se aplicar um creme com ácido salícilico ou peróxido de benzoíla”, explica o médico.

Depois de um dia, como tratar?

No dia seguinte ao surgimento da espinha, o médico recomenda uma esfoliação leve na pele, que pode ser feita com um esfoliante de sementes de damasco, que são uniformes e não agridem tanto a pele. Após a esta etapa, o indicado é usar um tônico adstringente com ativos secativos e bactericidas. Em seguida, o médico indica a aplicação de um creme cicatrizante, que ajuda a reduzir a inflamação. “Ainda podemos usar um secativo com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla para dormir”, recomenda.

O médico também ensina uma receita caseira para este caso: “basta dissolver um comprimido de aspirina com um pouco de água até que se forme uma pasta e aplicar com um cotonete em cima da lesão de acne, deixando agir durante à noite. O ácido acetilsalicílico é anti-inflamatório. É importante usar protetor solar não oleoso no dia seguinte e prosseguir com a lavagem ao acordar”.

E uma semana depois, como proceder?

Após uma semana, como existe um tempo maior, vale uma visita ao dermatologista, principalmente se o quadro se acentuar com surgimento de novas espinhas. Dr. Jardis diz que o ideal, neste caso, é lavar a pele com sabonetes que contenham ácidos, como o glícólico ou salicílico e tonificar com um produto adstringente, com ativos bactericidas, além de usar cremes que tratam as espinhas – ativos como Acneol SR (ação seborreguladora, anti-inflamatória e cicatrizante), peróxido de benzoíla, ácido salicílico, por exemplo, são boas opções. Mas, por se tratarem de ácidos, vale a pena sempre a indicação de um dermatologista.

Pode espremer espinhas?

Segundo o dermatologista, não é indicado espremer, pois piora a inflamação, aumentando o avermelhamento e dificulta a cicatrização, fazendo com que manchas e cicatrizes surjam.

Para aquela espinha em que se vê um pontinho amarelo, uma dica é fazer uma compressa com gaze e chá verde morno na lesão por alguns minutos, 3 vezes ao dia, para facilitar com que a própria espinha drene naturalmente mais rápido. “Na evolução da acne, podemos usar cápsulas de Fosfolipídeos de Caviar (FC Oral) para ajudar a controlar o processo de inflamação”, indica o médico.

Como proceder no caso de acne de graus severos

Nos casos mais severos de acne, com múltiplas lesões, o dermatologista diz que é necessário o uso de medicamentos via oral com antibióticos, corticoides e anti-inflamatórios, para controlar a infecção e inflamação, receitados por dermatologista.

Categorias